Oficina de Artes Plásticas

Conhecimentos de Base Recomendados

não aplicável

Métodos de Ensino

– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que possível a recurso multimédia;
– Componente prática – exercícios práticos de exploração e consolidação dos conteúdos da unidade curricular.

Dada a especificidade desta unidade curricular e ao abrigo do ponto 7, do artigo 13.º, do Regulamento da Formação Inicial, exige-se que o aluno garanta a presença mínima e a participação em 8 do número total de aulas previstas, assistindo-lhe o direito a realizar exame caso não tenha obtido aprovação por frequência.

Resultados de Aprendizagem

16.1. Conhecer as principais questões relacionadas com os estudos das artes plásticas, analisando e refletindo sobre os escritos e as obras de autores emblemáticos da arte contemporânea.
16.2. Compreender e interpretar categorias estéticas da Arte e das tecnologias, reconhecendo os seus paradigmas.
16.3. Dominar conceitos e técnicas de expressão plástica em cruzamentos com outras áreas.

Programa

17.1 CONTEXTO SOCIO-CULTURAL DAS ARTES PLÁSTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
17.1.1 Arte Concetual do início do séc. XX
17.1.2 Prática de exercícios sobre a apropriação na Arte – Autoria e Reprodutibilidade técnica na visão de Walter Benjamin
17.2. A DESMATERIALIZAÇÃO DA ARTE
17.2.1 Os anos 60: a contestação ao museu e o alargamento do espaço de representação
17.2.2 Introdução a novos formatos artísticos: instalação e performance
17.3. DO CONCEITO À TÉCNICA
17.3.1 Fundamentos e paradigmas sobre arte e tecnologia
17.3.2 Experimentação de novas técnicas e suportes
17.4 TEORIA E PRÁTICA DA COR
17.4.1 Conhecer os estudos mais significativos da história da teoria da cor.
17.4.2 Apontar os fenómenos físicos que conduzem da luz à cor.
17.4.3 Enunciar os mecanismos da fisiologia humana que permitem a visão das cores.
17.4.4 Compreender as sínteses, dimensões sistemas de classificação da cor.
17.4.5 Observar as implicações culturais e psicológicas da cor.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos práticos - 80.0%
  • - Prova escrita - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bénichou, A. (2010). Ouvrir le Document: enjeux et pratiques de la documentation dans les arts visuels contemporains. Dijon: Les Presses du Réel.

Arnheim, R. (1992). Arte e Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora, São Paulo: Livraria Pioneira Ed.

Benjamin, W. (1992). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica in Sobre Arte , Técnica e Politica. Lisboa: Relógio d’Água.

Goldberg, R. (1996). Performance art. From Futurism to the present. Nova Iorque: Thames and Hudson.

Gage, J. (1997). Color y Cultura: La práctica e el significado del color de la Antigüedad a la Abstracción, Madrid: Siruela.

Lovejoy, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. New Jersey: Prentice-Hall.

Almeida, B. (2002). Transição: ciclopes, mutantes, apocalípticos: a nova paisagem artística no final do século XX. Lisboa: Assírio & Alvim.

Traquino, M. (2010). Arte Agora: Pensamentos Enraizados na Experiência. Annablume editora.