Oficina de Artes Plásticas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que possível a recurso multimédia.
– Componente prática – acompanhamento e orientação no trabalho dos alunos.

Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Avaliação contínua
– Trabalhos práticos – 100% da avaliação global

Exame
– Teste escrito: 30%
– Trabalhos práticos: 70%

 

Resultados de Aprendizagem

3.1. Conhecer as principais questões relacionadas com os estudos das artes plásticas, analisando e refletindo sobre os escritos e as obras de autores emblemáticos da arte contemporânea;
3.2. Compreender e interpretar categorias estéticas da Arte e das tecnologias, reconhecendo os seus paradigmas;
3.3. Dominar conceitos e técnicas de expressão plástica em cruzamentos com outras áreas.

Programa

4.1. CONTEXTO SOCIO-CULTURAL DAS ARTES PLÁSTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
4.1.1 Arte Concetual do início do séc. XX.
4.1.2 Prática de exercícios sobre a apropriação na Arte – Autoria e Reprodutibilidade técnica na visão de Walter Benjamin.

4.2. A DESMATERIALIZAÇÃO DA ARTE
4.2.1 Os anos 60: a contestação ao museu e o alargamento do espaço de representação.
4.2.2 Introdução a novos formatos artísticos: instalação e performance.

4.3. DO CONCEITO À TÉCNICA
4.3.1 Fundamentos e paradigmas sobre arte e tecnologia.
4.3.2 Experimentação de novas técnicas e suportes.

4.4 TEORIA E PRÁTICA DA COR
4.4.1 Conhecer os estudos mais significativos da história da teoria da cor.
4.4.2 Apontar os fenómenos físicos que conduzem da luz à cor.
4.4.3 Enunciar os mecanismos da fisiologia humana que permitem a visão das cores.
4.4.4 Compreender as sínteses, dimensões sistemas de classificação da cor.
4.4.5 Observar as implicações culturais e psicológicas da cor.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 70.0%
  • - Frequência - 30.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, B. (2002). Transição: ciclopes, mutantes, apocalípticos: a nova paisagem artística no final do século XX. Assírio & Alvim.

Arnheim, R. (1992). Arte e Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora. Livraria Pioneira Ed.

Bénichou, A. (2010). Ouvrir le Document: enjeux et pratiques de la documentation dans les arts visuels contemporains. Les Presses du Réel.

Benjamin, W. (1992). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica in Sobre Arte , Técnica e Politica. Relógio d’Água.

Gage, J. (1997). Color y Cultura: La práctica e el significado del color de la Antigüedad a la Abstracción. Siruela.

Goldberg, R. (1996). Performance art. From Futurism to the present. Thames and Hudson.

Lovejoy, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. Prentice-Hall.

– Mayer, R. (2002). Manual do artista. Martins Fontes.

Traquino, M. (2010). Arte Agora: Pensamentos Enraizados na Experiência. Annablume edi-tora.