Oficina de Colocação da Voz

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são, na sua maior parte, quase exclusivamente ativas, com algumas exceções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidas metodologias que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e heterocrítica. Serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais para desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração colocação e projeção vocal. A avaliação será exclusivamente contínua. Atendendo às características predominantemente práticas da disciplina, os objetivos e as aquisições só serão avaliáveis através do desempenho prático das atividades propostas.
As ponderações de avaliação são:
1. Avaliação contínua (2 valores)
2. Frequência escrita (4 valores) Gravações:
3. Exercícios de dicção/Leitura de notícia (5 valores)
4. Revista de imprensa/interpretação de infografia (5 valores)
5- Técnica Vocal (4 valores)

Resultados de Aprendizagem

A voz é um dos principais veículos de comunicação entre seres humanos.
Para um profissional da Comunicação Social, a relevância deste elemento é ainda maior. A utilização que estes profissionais fazem da sua voz nem sempre é a mais correta, propiciando o aparecimento de problemas patológicos, muitas vezes evitáveis através de uma utilização saudável e correta dos aparelhos respiratório e fonador. Um conhecimento mais aprofundado da fisiologia vocal permitirá a compreensão de todo o processo e ajudará a uma correta fonação. Por outro lado, a compreensão do que se diz é primordial num tipo de profissão em que a mensagem tem que chegar ao público de forma clara e inequívoca, além de flexível e cativante. Assim, o trabalho da articulação torna-se imprescindível para que qualquer comunicador possa exercer com qualidade a sua profissão.

Programa

Conteúdos programáticos:

1. O aparelho fonador e seu funcionamento

2. Prática vocal
2.1.Relaxamento: ombros, nuca, músculos faciais, maxilar inferior, língua,…
2.2. Respiração: abdominal, a dois tempos, abdominal/toráxica
2.3. Ressonâncias: a rentabilização das cavidades toráxica e nasais
2.4. Produção Sonora: colocação de voz
2.4.1. Técnicas a desenvolver
2.4.2. O aquecimento vocal
2.4.3. Construção de registo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua
  • - elementos de avaliação contínua - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BEHLAU, Mara (2004) – Voz: O Livro de Especialista. 2 Volumes. Rio de Janeiro: Ed. Revinter.
CASTARÈDE, Marie-France (1998) – A Voz e os seus sortilégios. Lisboa: Editorial Caminho.
MALMBERG, Bertil. A Fonética: no mundo dos sons e da linguagem. Lisboa: Ed. Livros do Brasil
MARCHESAN, Irene Q (2005) – Fundamentos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A. MARTINS, M.ª Raquel Delgado (1992) – Ouvir Falar: Introdução à Fonética do Português. (2.ª ed.) Lisboa: Editorial Caminho.
McCALLION, Michael (1988) – The Voice Book. London: Faber and Faber Limited.
MONTEIRO, Guilhermino (2003) – O Professor: o corpo e a voz. Porto: Edições ASA.
NUNES, Lilia (1976) – Manual de Voz e Dicção. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro.
QUINTEIRO, Eudosia Acuña (1989) – Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus.
VIEIRA, Margarida Magalhães (1996) – Voz e Relação Educativa. Porto: Edições Afrontamento.