Oficina de Colocação de Voz

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Devido ao caráter performativo da UC, as metodologias aplicadas vão ao encontro de um ensino centrado na performance do aluno, dando ênfase a aspetos práticos da performance.
Os métodos utilizados são, na sua maior parte, quase exclusivamente ativos, com algumas exceções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidas metodologias que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e hetero crítica. Exercícios coletivos e individuais para o desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projeção vocal e para a sua utilização autónoma.

Avaliação Contínua (100%)
Parâmetros/ponderações:
1. Técnica vocal (colocação e timbre) – 3 valores em 20.
2. Dicção/articulação – 3v. em 20.
3. Interpretação (voz falada – texto poético) – 4v. em 20.
4. Gravações:
– leitura de noticia; revista impressa; interpretação de infografia- 6v. em 20.
5. Questões teórico-práticas- 2v. em 20.

Avaliação por Exame
Consiste num exame escrito (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer e utilizar formas corretas de relaxamento e respiração.
2. Reconhecer uma boa utilização do aparelho fonador através da rentabilização das zonas de ressonância.
3. Reconhecer como necessário o treino de uma boa articulação como base para uma dicção de qualidade.
4. Promover, através do trabalho vocal, uma boa atitude interpretativa e criativa.
5. Desenvolver técnicas referentes à voz falada (e cantada).
6. Promover a autonomia na utilização da voz.
7. Promover atitudes de auto e hétero crítica construtiva.
8. Objetiva também o conhecimento de literatura específica nos domínios da voz, sua utilização adequada e principais disfunções, bem como a promoção do estudo e trabalho de conjunto.

Programa

Consciencialização do funcionamento do corpo enquanto veículo no processo criativo.
O Instrumento Vocal. Fisiologia e individualidade da voz. Classificação vocal: falada, cantada e profissional. Técnicas específicas para a otimização da produção e do registo vocal.
O texto falado – desenvolvimento das técnicas vocais para a voz falada (e cantada).
Limitações no uso da voz falada e no processo de ensino-aprendizagem do canto. Impacto da Disfunção Temporomandibular na produção e qualidade vocais. Estratégias de prevenção e tratamento.
Prática Pedagógica e Performativa:
• A articulação da música e da palavra
• Conhecimento prático de repertório de Voz falada (e cantada).
• Fidelidade ao texto poético e musical e a liberdade de interpretação.
• A voz coloquial e voz informativa e o uso da voz ao microfone.
• Metodologia para a primeira abordagem de uma obra vocal.
• Processos de memorização.
Desenvolver a progressão sem tutoria.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Araújo, J. M. (2013). O cantor, a voz e emoção. Lisboa: Edições Vieira da Silva.
Behlau, M. (2004). Voz: O Livro de Especialista. 2 vols. Rio de Janeiro: Revinter.
Behlau, M. (2010). Técnicas Vocais. In Fernandes, F. D. M. et al.. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Edição. São Paulo: Roca.
Colton, R.H. and Casper, J. (1996). Compreendendo os problemas da voz: uma perspectiva fisiológica ao diagnóstico e ao tratamento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Knijnik, D. (2007). O profissional e a voz. Disponível em:
http://www.pedagobrasil.com.br/fonoaudiologia/oprofissionaleavoz.htm
Mendes, A. (2012). Fisiologia da Técnica Vocal. Loures: Lusociência.
Moura, I. (2018). O Poder Secreto da Voz. Porto: Porto Editora.
Pinho S.M., Pontes P. & Korn, G P. (2014). Músculos intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. v. 1. Rio de Janeiro: Revinter.
Quinteiro, E.A.(1989) Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus.
Quinteiro, E. A. (2009). O poder da voz e da fala no telemarketing.