Oficina de Corpo e Voz I

N/A

Serão utilizadas metodologias ativas de improvisação, criação e composição corporal e/ou vocal a partir de estímulos e materiais utilizados na unidade curricular de “Projeto de Intervenção”, que permitam aos estudantes desenvolver o seu potencial criativo nestes dois domínios (corpo e voz). Serão propostos exercícios para consciencialização das possibilidades expressivas e interventivas do corpo e da voz em cena.

Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua:
1. Participação presencial – resolução de problemas utilizando corpo e voz (40%).
2. Trabalho laboratorial – aplicação das aprendizagens adquiridas a novas situações (60%).
Ao abrigo do ponto 8 do 13ºartigo do Regulamento Académico do 1.ºCiclo de Estudos da Esec, o estudante deverá cumprir a seguinte condição específica de acesso ao exame de recurso: ter frequentado 90% das aulas.
O exame constará de uma prova prática.

1. Identificar processos criativos em técnicas ativas de expressão e comunicação verbal e não-verbal numa perspetiva de intervenção em diferentes contextos.
2. Saber utilizar as linguagens corporal e vocal, organizando-as e transformando-as em materiais cénicos.
3. Desenvolver exercícios orientados para a intervenção transdisciplinar no domínio teatral.
4. Proporcionar aos estudantes um espaço de análise e de transferência das aprendizagens adquiridas nas unidades curriculares de Corpo e Voz, direcionando-as para situações diversificadas.
5. Desenvolver capacidades de autonomia para a criação corporal e vocal.

1. O corpo e a voz em contexto de intervenção:
1.1. Técnicas corporais – o movimento, o gesto e a ação; relação espaço-tempo/movimento; expressividade/dinâmicas de movimento.
1.2. Técnicas vocais – o registo vocal e a sua contribuição para o corpo vocal; relação espaço/ação/intencionalidade vocal.
2. Técnicas corporal e vocal versus desempenho cénico:
2.1. Relação respiração/emissão vocal/ação.

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%

BELO, S. (2011). A Voz na Criação Cénica: Reflexões sobre a vocalidade do ator. ERAS: European Review of Artistic Studies, vol2, n.º1: 17-44
BROZAS POLO, M. (coord.) (2006). Cuerpo, imagen y expresión : entre la creación artística y la intervención educativa. Universidad de León.
LOUI, A. (2009). The physical actor. Exercises for action and awareness. Routledge.
MARTINS, J.T. (2008). Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. Tese de Doutoramento em Artes Cenicas, defendida na Universidade de Campinas. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9629
SADOLIN, C. (2012). Complete Vocal Technique. e-book in www.completevocalinstitute.com
SCHINCA, M. (2002). Expresión corporal. Técnica y expresión del movimento. Cisspraxis,SA