Oficina de Design

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

19.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
19.2 Dada a especificidade desta unidade curricular e ao abrigo do ponto 7, do artigo 13.o, do RCFI, exige- se que o aluno garanta a presença mínima em 8 do número total de aulas previstas, assistindo-lhe o direito a realizar exame caso não tenha obtido aprovação por frequência.

Resultados de Aprendizagem

16.1. Compreender e desenvolver instrumentos de planeamento projetual em design de produto/equipamento;
16.2. Desenvolver procedimentos e explorar técnicas oficinais, desde o briefing à prototipagem final e ao lançamento no mercado;
16.3. Desenvolver estratégias de conceção, desenvolvimento e produção de soluções em design de produto/equipamento.

Programa

17.1 Planeamento e design de produto/equipamento em oficina
17.1.1 Estrutura, faseamento e ações – instrumentos de planificação 17.1.2 Interligação entre tarefas e precedências
17.1.3 Análise e definição de recursos necessários
17.2 Procedimentos e exploração de técnicas oficinais
17.2.1 Experimentação – da ideia ao produto final
17.2.2 Técnicas de construção e produção – materialização artesanal 17.2.3 Protótipo, embalagem e manual de produção
17.3 Estratégias de conceção, desenvolvimento e produção de soluções 17.3.2 Briefing e contra-briefing
17.3.3 Design aplicado em contexto real
17.3.3 Avaliação de processos e produtos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teórica - 25%; Teórico-prática - 25%; Prática - 50%. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anderson, S. (2011). Seductive Interaction Design. N.Y: New Riders.

Burdek, B. (2006). Design – história, teoria e prática do design de produto. Berlin: Birkhauser.

Dupon, O. (2011). The new artisans. London: Thames & Hudson.

Castillo, J. & Villena, J. (2005). Ergonomia – Conceitos e Métodos. Lisboa: Dinalivro.

Null . R. (2013). Universal Design: Principles and Models. Flórida: CRC Press

Anna, M. (2014). Love Objects, Emotion, Design And Material Culture; London: Bloomsbury Publishing Plc

Hara, K. (2008). Designing Design. Japan: Lars Muller Publishers.

Perdigão, T. & Calvet, N. (2001). Tesouros do Artesanato Português. Lisboa: Editorial Verbo.

Gorp, T. & Adams, E. (2012). Design for Emotion. USA: MK publications.

Lidwell, W. & Holden K. & Butler J. (2011). Principios universales de diseno. Barcelona: Blume

Phillips, P. (2009). Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Editora Blucher.