Oficina de Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

Componentes de avaliação e pesos

Avaliação contínua

Os trabalhos a realizar serão em número máximo de 5 e a avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos na avaliação global:
– Componente Teórica (trabalho de grupo) – 25%;
– Componente Teórico-Prática (projetos individuais) – 25%;
– Componente Prática (projetos individuais) – 50%.

Exame
Componente Teórica – 35%;
Componente Prática – 65%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Compreender e desenvolver instrumentos de planeamento projetual em design de produto/equipamento;
3.2 Desenvolver procedimentos e explorar técnicas oficinais, desde o briefing à prototipagem final e ao lançamento no mercado;
3.3 Desenvolver estratégias de conceção, desenvolvimento e produção de soluções em design de produto/equipamento.

Programa

4.1 Planeamento e design de produto/equipamento em oficina
4.1.1 Estrutura, faseamento e ações – instrumentos de planificação
4.1.2 Interligação entre tarefas e precedências
4.1.3 Análise e definição de recursos necessários
4.2 Procedimentos e exploração de técnicas oficinais
4.2.1 Experimentação – da ideia ao produto final
4.2.2 Técnicas de construção e produção – materialização artesanal
4.2.3 Protótipo, embalagem e manual de produção
4.3 Estratégias de conceção, desenvolvimento e produção de soluções 5
4.3.2 Briefing e contra-briefing
4.3.3 Design aplicado em contexto real
4.3.3 Avaliação de processos e produtos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente prática - 65.0%
  • - Componente teórica - 35.0%
Avaliação Contínua
  • - Componente teórico-prática - 25.0%
  • - Componente prática - 50.0%
  • - Componente teórica - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anna, M. (2014). Love Objects, Emotion, Design And Material Culture; Bloomsbury Publishing Plc.
Anserson, S. (2011). Seductive Interaction Design.New Riders.
Burdek, B. (2006). Design – história, teoria e prática do design de produto. Birkhauser.
Castillo, J. & Villena, J. (2005). Ergonomia – Conceitos e Métodos. Dinalivro.
Dupon, O. (2011). The new artisans. Thames & Hudson.
Gorp, T. & Adams, E. (2012). Design for Emotion. MK publications.
Hara, K. (2008). Designing Design. Lars Muller Publishers.
Kolko, J. (2018). Do design thinking ao design doing: Como usar a empatia para criar produtos que as pessoas amam. M.Books
Lidwell, W. & Holden K. & Butler J. (2011). Principios universales de diseno. Blume.
Null . R. (2013). Universal Design: Principles and Models. CRC Press Perdigão, T. & Calvet, N. (2001). Tesouros do Artesanato Português. Editorial Verbo.
Phillips, P. (2009). Briefing: a gestão do projeto de design. Editora Blucher.