Oficina de Expressão Dramática

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular a metodologia de trabalho será, predominantemente, prática. As diferentes actividades propostas serão desenvolvidas individualmente, em pequeno e/ou grande grupo tendo como objectivo a aquisição gradual de capacidades expressivas/comunicativas através da Expressão Dramática.

O processo avaliativo será orientado segundo princípios de avaliação contínua e terá a seguinte ponderação (100%):

 A) Atividades práticas (75%)

1. Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas.

2. Comportamentos, atitudes e assiduidade do estudante.

B) Atividade teórico-prática (25%) 1.Elaboração e apresentação de um plano de atividades que articule atividades dramáticas e musicais em contexto educativo formal ou não formal.

Avaliação por exame: 100%

Resultados de Aprendizagem

1. Utilizar o corpo e a voz de forma consciente e controlada como instrumento da comunicação.

2. Compreender e utilizar a linguagem dramática como elemento significativo da expressão/comunicação a partir de vivências, memórias, imagens, emoções e ideias.

3. Explorar e utilizar de forma criativa os elementos da linguagem dramática.

4. Relacionar a Expressão Dramática, enquanto iniciação a uma linguagem artística, com o desenvolvimento global da personalidade e o conhecimento do meio cultural e social.

5. Relacionar a Expressão Dramática com a música, com modalidades afins e com outras formas do saber.

Programa

1. Desenvolvimento de competências e alteração de comportamentos e atitudes através das actividades dramáticas: cooperação, comunicação, auto-expressão.

2. Jogo Dramático, criatividade e linguagens expressivas.

3. Jogos e exercícios a partir de diferentes indutores.

4. A Expressão Dramática como elemento de trabalho em diversos contextos de ensino/aprendizagem.

5. A articulação entre Expressão Dramática e Música – possibilidades metodológicas em diferentes contextos educativos.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Atividades práticas - 75.0%
  • - Atividade teórico-prática - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Caldas, Ana Pereira e Vasques, Eugénia (2014), Educação artística para um currículo de excelência, Lisboa, FCG.

Gardner, H. (1990). Art Education and Human Development. Los Angeles: Getty Center for Education in Art.

Goleman, D. (2003). Inteligência Emocional. (12ª ed.) Lisboa: Temas e Debates.

Hargreaves, D. J. (2002), Infancia y Educación Artística. Madrid, Ediciones Morata.

Huidobro Valdés, M. V. G. (2008), Pedagogía Teatral: metodología ativa en el aula, Santiago, Universidad Católica de Chile.

López Valero, Amando (2009), Claves para una enseñanza artístico-creativa: La Dramatización, Barcelona, Octaedro.

Motos Teruel, Tomás e Aranda, Leopoldo (2004), Prática de la Expresión Corporal, Ciudad Real. ÑAQUE Editora.

Rooyackers, P. (2003), 101 jogos dramáticos, Rio Tinto, ASA.

Trias, N. e Pérez, S. (2002). Jogos de música e de expressão corporal. Lisboa: Âncora.

Spolin, Viola (2007), Jogos Teatrais na Sala de Aula – um manual para o professor, São Paulo, Perspetiva.