Oficina de Expressões

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Esta UC é orientada para a articulação de conteúdos e temas de aprendizagem da área das expressões com outras áreas disciplinares, numa perspectiva de intervenção teorico-prática, que possibilite a interdisciplinaridade no domínio das actividades educativas através de uma abordagem de interligação das expressões, privilegiando-se a experimentação, a observação e a análise.

A UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:

1. Provas teórico-práticas (90.0%, 22.5% por EXPRESSÃO).

2. Participação presencial (10.0%, 2.5% por EXPRESSÃO).

Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 40% em cada uma das quatro EXPRESSÕES.

O aluno deve cumprir as condições anteriores para acesso acesso ao exame de recurso/melhoria/especial.

O exame consta de uma prova teórica: teste (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Saber exprimir-se e orientar atividades físico-motoras, adequadas a uma população, utilizando formas de locomoção e manipulação de objetos, ações motoras e possibilidades expressivas do corpo, de orientação espacial e temporal.
2. Saber exprimir-se e orientar atividades de expressão, adequadas às necessidades dos destinatários utilizando técnicas de expressão dramática em diversas funções.
3. Saber desenvolver atividades que permitam à criança expressar-se através da música e que possibilitem o desenvolvimento das capacidades de escuta, de análise e de apreciação musical.
4. Identificar e compreender transversalmente diferentes âmbitos da expressão plástica e da cultura artística e implementar práticas criativas e interdisciplinares orientadas para o desenvolvimento da criança.
5. Explorar, através da experimentação das impressões sensoriais e percetivas, conteúdos e temas de aprendizagem em articulação com outras áreas disciplinares.

Programa

Estudo e vivência experiencial dos seguintes conteúdos:
1. EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA
1.1. Atividades de manipulação e perícia, de deslocamentos e equilíbrios, jogos, percursos da natureza e atividades rítmicas expressivas.
2. EXPRESSÃO DRAMÁTICA
2.1. A linguagem dramática como instrumento operatório na aquisição e mobilização de saberes de outras áreas do currículo.
3. EXPRESSÃO MUSICAL
3.1. A prática musical em interação com outras áreas disciplinares.
3.2. Experimentação e criação na expressão musical.
4. EXPRESSÃO PLÁSTICA
4.1. Expressão plástica e cultura artística.
4.2. Atividades indutoras do desenvolvimento da expressão plástica na infância.
5. ACTIVIDADES DE EXPRESSÕES INTEGRADAS COM ÁREAS DISCIPLINARES
As áreas disciplinares de Português, Inglês, Matemática e Estudo do Meio como referentes para o desenvolvimento de atividades expressivas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Provas teórico-práticas (22,5% / expressão) - 90.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Campos, F., Leandro, C., Martins, F., Melo, R., Gomes, R., Mendes, R., & Damásio, A. (2018). Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis. Proposta de recriação e trabalho interdisciplinar. In G. Galdón, C. Milla, L. Mora, R. Gutiérrez & A. S
Leandro, C., Monteiro, E., & Melo, F. (2018). Manual de dança criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Viseu: Psicosoma.
López Valero, Amando (2009), Claves para una enseñanza artístico-creativa: La Dramatización, Barcelona, Octaedro.
Mateu Serra, M. et al. (1992) Actividades corporales de expresión. 4ªEdición. Volumen I. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Swanwick, Keith (1996). A basis for music education. London: Routledge.
Torres, Rosa Maria (2001). As canções tradicionais portuguesas no ensino da música. Lisboa: Caminho.
Valhondo, A. ; López, S. (2002) Didactica de la Expressión Plástica en Educación Infantil. Oviedo: Universidad de Oviedo.