Oficina de Fotografia I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento básico especifico da terminologia em artes visuais, design e comunicação, assim como em
tecnologias da informação e comunicação.

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-á na seguinte estratégia pedagógica:

6.1. Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recor-rendo sempre que possível a recursos multimédia;
6.2. Componente prática – demonstrações relativas à foto sensibilidade, relação entre a abertura e velocidade de obturação, profundidade de campo, equilíbrio de brancos; preparação dos exercícios de desenvolvimento – T1 e do Portfólio final.

A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidade de:
-Avaliação contínua;
-Exame.

6.3. A avaliação contínua
Trabalho – 40% na avaliação global;
Portfolio Final – 60% na avaliação global.

6.4. Exame
Componente teórica – 25% na avaliação global do exame;
Componente prática – 75% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1. Conhecer os elementos da câmara fotográfica, o seu funcionamento e os conceitos de : foto sensibilidade, equilíbrio do branco, abertura, obturação, distância focal, objetivas grande angular, normal e zoom, focagem manual e automática;
3.2. Saber explorara regras intuitivas da composição fotográfica : padrões geométricos ou irregulares, contraste de formas e cores;
3.3. Explorar a orientação horizontal e vertical do enquadramento, proporções da imagem panorâmica e recortes;
3.4. Conhecer e identificar as imagens dos mestres da fotografia;
3.5. Conhecer e aplicar técnicas básicas de edição e tratamento da imagem digital;
3.6. Analisar com sentido crítico a imagem fotográfica;
3.7. Conceber e realizar portfolios fotográficos originais.

Programa

4.1. Fotografia básica

4.1.1. Fotografia digital (dispositivos com sensores de imagem);

4.1.2. Dispositivos de captação (shooting) e digitalização (scanning). Câmaras digitais compactas, reflex (DSLR),smartphone, tablets e iI-Pad’s.

4.2. Edição de imagem

4.2.1. Arquivo, gestão, e edição e tratamento de imagem. Formatos de ficheiros de imagem;

4.2.2. Edição e tratamento de imagem com Photoshop.

4.3. Pós-fotografia: da fotografia como imagem à fotografia objeto material

4.3.1. Visualidade: Man Ray,Edward Weston, Manuel Alvarez Bravo, Herbert List, Fernando Lemos, Moholy Nagy;

4.3.2. Apropriação (arte pós conceptual e pós moderna: Helena Almeida; Cindy Shermann, Sherrie Levine, Gordon Matta-Clarck; John Baldessari, Gerhard Richter;Edward Ruscha);

4.3.3. Pós-media e materialidade da imagem;  Carl Kleiner, Andreas Gursky, Chema Madoz, Nan Goldin, Robert Smithson; João Louro.

4.4. Projeto e portfolio de  fotografia

4.4.1. Proposta inicial;

4.4.2. Revisão e definição do conceito.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Potfolio final - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Componente Prática - 75.0%
  • - Componente Teórica - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Antonini, M. (2015). Experimental Photography: A Handbook of Techniques.Thames and Hudson.
Anderson, B. & Geyen, J. (2012). The DSLR Film Makers Handbook. Real-World Production Techniques. Indianapolis: John Wiley & Sons,Inc.
Burbridge,B.(2015).Revelations.Experiments in Photography. MACH,Media Space.
Caplin, S. (2008). Art & Design in Photoshop. How to simulate just about anything from great works of art to urban graffiti. Focal Press .Elsevier.
Cotton, C. (2007). The Photography as Contemporary Art. Thames and Hudson.
Evening,M. (2012). Adobe Photoshop CS6 for photographers. Burlington/Oxford: Focal Press, Elsevier.
Hacking, J. (2012).Photography: The whole story. Thames and Hudson.
Langford, M. (2007). Basic Photography. The Guide for serious photographers.Elsevier.
Mushburger,R.(2010). Single-Camera Video Production. Elsevier e Focal Press.