Oficina de Voz

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Devido ao caráter performativo da UC, as metodologias aplicadas vão ao encontro de um ensino centrado na performance do aluno, dando ênfase a aspetos práticos da performance.
Os métodos utilizados são, na sua maior parte, quase exclusivamente ativos, com algumas exceções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidas metodologias que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e hétero crítica. Exercícios coletivos e individuais para o desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projeção vocal e para a sua utilização autónoma.

Avaliação Contínua (100%)
Parâmetros/ponderações:
Técnica vocal (colocação e timbre) – 15%
Dicção/articulação – 15%
Interpretação (voz falada – texto poético) – 25%
Interpretação (voz cantada) – 25%
Questões teórico-práticas – 20%.

Avaliação por Exame
Consta de duas provas: um teste escrito (50%) e uma prova prática (50%).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer e utilizar formas corretas de relaxamento e respiração.
2. Reconhecer uma boa utilização do aparelho fonador através da rentabilização das zonas de ressonância.
3. Reconhecer como necessário o treino de uma boa articulação como base para uma dicção de qualidade.
4. Promover, através do trabalho vocal, uma boa atitude interpretativa e criativa.
5. Desenvolver técnicas referentes à voz falada (e cantada).
6. Promover a autonomia na utilização da voz.
7. Promover atitudes de auto e hétero crítica construtiva.
8. Objetiva também o conhecimento de literatura específica nos domínios da voz, sua utilização adequada e principais disfunções, bem como a promoção do estudo e trabalho de conjunto.

Programa

O Instrumento Vocal. Fisiologia e individualidade da voz. Técnicas para a otimização da produção e do registo vocal (voz falada e voz cantada)
• O timbre vocal no canto
• A afinação
• A interpretação
Limitações no uso da voz falada e no processo de ensino-aprendizagem do canto. Impacto da Disfunção Temporomandibular na produção e qualidade vocais. Estratégias de prevenção e tratamento.
Prática Pedagógica e Performativa
• A articulação da música e da palavra.
• Conhecimento prático de repertório de Voz (falada e cantada).
• Fidelidade ao texto poético e musical e a liberdade de interpretação.
• A técnica como meio para executar a ideia musical de uma determinada forma, enquadrada na época e no estilo em que foi escrita.
• Processos de memorização.
• O uso de línguas e a articulação fonética das palavras .
Desenvolver a progressão sem tutoria.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova prática - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Araújo, J. M. (2013). O cantor, a voz e emoção. Lisboa: Ed. Vieira da Silva.
Behlau, M. (2004). Voz: O Livro de Especialista. 2 vols. Rio de Janeiro: Revinter.
Behlau, M. (2010). Técnicas Vocais. Fernandes, F. D. M. et al. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Ed. São Paulo: Roca.
Castarère, M. F. (1998). A voz e os seus sortilégios. Lisboa: Ed. Caminho.
Colton, R.H. & Casper, J. (1996). Compreendendo os problemas da voz: uma perspectiva fisiológica ao diagnóstico e ao tratamento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Heizmann, K. (2003). Vocal Warm-ups. 200 Exercises for Choral and Solo Singers. Mainz: Schott Musik International
Mendes, A. (2012). Fisiologia da Técnica Vocal. Loures: Lusociência.
Moura, I. (2018). O Poder Secreto da Voz. Porto: Porto Editora.
Pinho S.M., Pontes P. & Korn, G P. (2014). Músculos intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. v. 1. Rio de Janeiro: Revinter.