Organização de Eventos

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos estejam capacitados para reconhecer e caracterizar os principais conceitos, definições, conteúdos e componentes da organização e gestão de eventos que são próprios da área do turismo (competências eminentemente disciplinares) e, ainda, analisar com espírito crítico os estudos de caso e os eventos apresentados, bem como planear, organizar e gerir eficazmente eventos turísticos (competências de maior cariz profissional).

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar nas aulas serão exploradas com base no método expositivo através da análise de artigos e casos reais de organização de eventos turísticos, e no método ativo por meio da operacionalização de um evento em contexto real, possibilitando aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos discutidos e as ferramentas técnicas de gestão e produção de eventos. Assim, a avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação. A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros de avaliação: a) planeamento e operacionalização de um evento (50%); b) realização de uma prova individual de avaliação de conhecimentos (35%); c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular privilegia a aquisição de conhecimentos teóricos sobre as diversas técnicas e práticas da gestão e produção de eventos. Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos teórico-práticos, fortalecendo capacidades cognitivas e técnicas que servirão de suporte ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais,tais como: a) Identificar e distinguir os diferentes tipos de eventos turísticos e empresariais; b) Conhecer elementos de criatividade e metodologia para a produção técnica de eventos; c) Desenvolver projetos de eventos e análise de estudos de caso, trabalhando em equipa; d) Desenvolver as técnicas de marketing associadas à comunicação e promoção de eventos; e) Conhecer processos de trabalho em produção e organização de eventos; f) Aplicar princípios e técnicas de protocolo empresarial; g) Desenvolver competências de gestão de eventos e públicos; h) Planear um evento turístico com base nos conhecimentos e técnicas adquiridas.

Programa

1. Concetualização e enquadramento dos eventos turísticos 1.1 Breve análise da evolução histórica dos eventos 1.2 Definições, tipologias e classificação de eventos 1.3 Importância e impactes dos eventos 1.4 Contextualização dos eventos no âmbito das tendências turísticas da atualidade 2. Planeamento de eventos turísticos 2.1 A tríade do planeamento de eventos: Pré-evento / Evento / Pós-Evento 2.2 Modelos de planeamento de eventos 2.3 Principais etapas do processo de planeamento de eventos 3. Implementação e gestão de eventos turísticos 3.1 Controlo e acompanhamento financeiro e operacional de eventos 3.2 Gestão de equipas para a operacionalização de eventos 3.3 Relações públicas e protocolo 4. Avaliação de eventos turísticos 4.1 Tipos e fases do processo de avaliação de eventos 4.2 Gestão de reclamações/ sugestões

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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CAETANO, J., CHRISTIANI, K., PEDRO, F., RASQUILHA, L. (2005), Gestão de Eventos.Quimera.
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MATIAS, M. (2001), Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas, São Paulo: Editora Manole.
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