Organização de Eventos

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos estejam capacitados para reconhecer e caracterizar os principais conceitos, definições, conteúdos e componentes da organização e gestão de eventos que são próprios da área do turismo (competências eminentemente disciplinares) e, ainda, analisar com espírito crítico os estudos de caso e os eventos apresentados, bem como planear, organizar e gerir eficazmente eventos turísticos (competências de maior cariz profissional).

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar nas aulas serão exploradas com base no método expositivo através da análise de artigos e casos reais de organização de eventos turísticos, e no método activo por meio da operacionalização de um evento em contexto real, possibilitando aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos discutidos e as ferramentas técnicas de gestão e produção de eventos. Assim, a avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) planeamento e operacionalização de um evento (50%);
b) realização de uma prova individual de avaliação de conhecimentos (35%);
c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular privilegia a aquisição de conhecimentos teóricos sobre as diversas técnicas e práticas da gestão e produção de eventos. Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos teórico-práticos, fortalecendo capacidades cognitivas e técnicas que servirão de suporte ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais,tais como:
a) Identificar e distinguir os diferentes tipos de eventos turísticos e empresariais;
b) Conhecer elementos de criatividade e metodologia para a produção técnica de
eventos;
c) Desenvolver projetos de eventos e análise de estudos de caso, trabalhando em
equipa;
d) Desenvolver as técnicas de marketing associadas à comunicação e promoção de
eventos;
e) Conhecer processos de trabalho em produção e organização de eventos;
f) Aplicar princípios e técnicas de protocolo empresarial;
g) Desenvolver competências de gestão de eventos e públicos;
h) Planear um evento turístico com base nos conhecimentos e técnicas adquiridas.

Programa

1. Concetualização e enquadramento dos eventos turísticos
1.1 Breve análise da evolução histórica dos eventos
1.2 Definições, tipologias e classificação de eventos
1.3 Importância e impactes dos eventos
1.4 Contextualização dos eventos no âmbito das tendências turísticas da atualidade
2. Planeamento de eventos turísticos
2.1 A tríade do planeamento de eventos: Pré-evento / Evento / Pós-Evento
2.2 Modelos de planeamento de eventos
2.3 Principais etapas do processo de planeamento de eventos
3. Implementação e gestão de eventos turísticos
3.1 Controlo e acompanhamento financeiro e operacional de eventos
3.2 Gestão de equipas para a operacionalização de eventos
3.3 Relações públicas e protocolo
4. Avaliação de eventos turísticos
4.1 Tipos e fases do processo de avaliação de eventos
4.2 Gestão de reclamações/ sugestões

Docente(s) responsável(eis)

Paula Maria Castelo Piedade Proença

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Prova Individual Teórica escrita - 35.0%
  • - Participação na realização de evento turístico - 50.0%
  • - Estudo de caso apresentado em aula - 15.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALLEN, J. (2000). Event Planning, Ontario: Jonh Willey and Sons.
CAETANO, J., CHRISTIANI, K., PEDRO, F., RASQUILHA, L. (2005), Gestão de Eventos.Quimera.
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GIACAGLIA, M. C. (2003), Organização de Eventos: Teoria e Prática, São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
HALL, C. M. (1992), Hallmark Tourist Events – Impacts, Management and Planning, London: Belhaven Press.
MARTIN, V. (2003), Manual Prático de Eventos, São Paulo: Editora Atlas.
MATIAS, M. (2001), Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas, São Paulo: Editora Manole.
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SHONE, A. & PARRY, B. (2004). Successful event management – a practical handbook”. 2nd ed., London: Thomson.