Organização de Eventos e Protocolo

Não aplicável

As matérias a lecionar nas aulas serão exploradas com base no método expositivo e na análise de textos  e de casos reais de organização de eventos. São propostos no contexto da sala de aula estudos de caso, possibilitando aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos discutidos e as ferramentas básicas de gestão e produção de eventos.

Por sua vez, os trabalhos em grupo permitirão adquirir conhecimentos teóricos e das competências profissionais, na implementação de um evento em colaboração ESEC/EHTC e na entrega de relatório de avaliação do evento. A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores, podendo o estudante optar entre 2 modalidades de avaliação: avaliação contínua e exame final.

Avaliação contínua:

– prova individual teórica (30.0%);

– organização e participação evento Gastronómico (60.0%);

– Relatório avaliação  evento (10.0%)

Exame final

Teste escrito – 100.0%

Esta unidade curricular privilegia a aquisição de conhecimentos teóricos sobre as diversas técnicas e práticas da gestão e produção de eventos. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades cognitivas e teóricas que servirão de suporte às diversas atividades técnicas através da capacidade de pesquisa e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, tais como:

a) conhecer processos de trabalho em produção, organização e protocolo de Eventos

b) desenvolver técnicas de marketing associadas à comunicação de eventos

c) desenvolver capacidades de planificação técnica e de produção, operação de eventos e gestão de públicos

d) desenvolver competências básicas de gestão e orçamentação

e) conhecer os elementos de criatividade e metodologia para a produção técnica de eventos

f) desenvolver projetos de eventos, análise de estudos de caso e implementar um evento em trabalho de equipa.

1. Eventos: Conceptualização e Enquadramento

• - Frequência - 30.0%
  • - Organização Evento Gastronómico - 60.0%
  • - Trabalho de síntese - 10.0%

CALLEN, J. (2000). Event Planning, Ontario: Jonh Willey and Sons.

CAETANO, J., PORTUGAL, M., PORTUGAL, J. (2018), Gestão de Eventos. Escolar Editora.

FERREIRA M. M. et al.; (2010). “Turismo de Eventos: análise profunda e atualizada do setor em São Luís- MA” Revista Turismo & Desenvolvimento, n.º 13/14, vol 2., pp. 577-586.

GIACAGLIA, M. C. (2003), Organização de Eventos: Teoria e Prática, São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

HALL, C. M. (1992), Hallmark Tourist Events – Impacts, Management and Planning, London: Belhaven Press.

MARTIN, V. (2003), Manual Prático de Eventos, São Paulo: Editora Atlas. MATIAS, M. (2001), Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas, São Paulo: Editora Manole.

MENDES E. & CUNHA M. (2010). “Turismo, Animação e Lazer em Espaço Urbano” Revista Turismo & Desenvolvimento, n.º 13/14, vol 2., pp. 645-654. SHONE, A. & PARRY, B. (2004). Successful event management – a practical handbook”. 2nd ed., London: Thomson.