Organização de Eventos e Protocolo

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar nas aulas serão exploradas com base no método expositivo e na análise de textos  e de casos reais de organização de eventos. São propostos no contexto da sala de aula estudos de caso, possibilitando aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos discutidos e as ferramentas básicas de gestão e produção de eventos.

Por sua vez, os trabalhos em grupo permitirão adquirir conhecimentos teóricos e das competências profissionais, na implementação de um evento em colaboração ESEC/EHTC e na entrega de relatório de avaliação do evento. A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores, podendo o estudante optar entre 2 modalidades de avaliação: avaliação contínua e exame final.

Avaliação contínua:

– prova individual teórica (30.0%);

– organização e participação evento Gastronómico (60.0%);

– Relatório avaliação  evento (10.0%)

Exame final

Teste escrito – 100.0%

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular privilegia a aquisição de conhecimentos teóricos sobre as diversas técnicas e práticas da gestão e produção de eventos. Pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades cognitivas e teóricas que servirão de suporte às diversas atividades técnicas através da capacidade de pesquisa e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, tais como:

a) conhecer processos de trabalho em produção, organização e protocolo de Eventos

b) desenvolver técnicas de marketing associadas à comunicação de eventos

c) desenvolver capacidades de planificação técnica e de produção, operação de eventos e gestão de públicos

d) desenvolver competências básicas de gestão e orçamentação

e) conhecer os elementos de criatividade e metodologia para a produção técnica de eventos

f) desenvolver projetos de eventos, análise de estudos de caso e implementar um evento em trabalho de equipa.

Programa

1. Eventos: Conceptualização e Enquadramento

1.1. Tipologias de eventos

1.2. Eventos turísticos

1.3. Organizações de produção de eventos

1.4. Enquadramento legal das empresas de eventos

2. Planeamento de eventos

2.1. Planeamento Estratégico

2.2. Planeamento de Marketing

2.3. Recursos Humanos

2.4. Financiamento

3. Conceção e Organização de Eventos

3.1. Ética e cultura profissional

3.2. Regras protocolares

3.3. Metodologias de gestão

3.4. Liderança e coordenação de equipas

3.5. Planeamento de espaços

4. Avaliação de Eventos

4.1. Avaliação de resultados

4.2. Gestão e análise financeira

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 30.0%
  • - Organização Evento Gastronómico - 60.0%
  • - Trabalho de síntese - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CALLEN, J. (2000). Event Planning, Ontario: Jonh Willey and Sons.

CAETANO, J., PORTUGAL, M., PORTUGAL, J. (2018), Gestão de Eventos. Escolar Editora.

FERREIRA M. M. et al.; (2010). “Turismo de Eventos: análise profunda e atualizada do setor em São Luís- MA” Revista Turismo & Desenvolvimento, n.º 13/14, vol 2., pp. 577-586.

GIACAGLIA, M. C. (2003), Organização de Eventos: Teoria e Prática, São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

HALL, C. M. (1992), Hallmark Tourist Events – Impacts, Management and Planning, London: Belhaven Press.

MARTIN, V. (2003), Manual Prático de Eventos, São Paulo: Editora Atlas. MATIAS, M. (2001), Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas, São Paulo: Editora Manole.

MENDES E. & CUNHA M. (2010). “Turismo, Animação e Lazer em Espaço Urbano” Revista Turismo & Desenvolvimento, n.º 13/14, vol 2., pp. 645-654. SHONE, A. & PARRY, B. (2004). Successful event management – a practical handbook”. 2nd ed., London: Thomson.