Organização de Eventos, Patrocínio e Mecenato

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A

Métodos de Ensino

É dada ênfase aos aspetos práticos e à transmissão dos conhecimentos para construção de uma base teórica sólida para aplicação de técnicas e instrumentos de organização de eventos, patrocínio e mecenato a situações concretas. Métodos utilizados:apresentação de conceitos e técnicas com recurso a meios audiovisuais bem como análise e discussão de situações concretas para troca de experiências e a prática da
tomada de decisões em grupo.
Avaliação de frequência: realização de um trabalho de grupo (máx. 5 elementos): plano de um evento (selecionado pelos próprios), com uma proposta de patrocínio e/ou mecenato para o mesmo. (40%), presença
e participação nas aulas (realização de exercícios e casos práticos – 10%),Teste escrito individual (50%)
Exame: Realização de um trabalho individual: plano de um evento (selecionado pelos próprios), com uma proposta de patrocínio e/ou mecenato para o mesmo. (50%) e Teste escrito individual (50%)
Nota mínima (trabalho e teste): 7,5 nas duas modalidades.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir as competências necessárias que permitam no futuro aplicar estes formatos comunicacionais na actividade profissional de gestor de comunicação e/ou como parte integrante duma estratégia diferenciadora de comunicação empresarial. Aplicar as variáveis como formas alternativas de vinculação das mensagens comunicacionais junto dos diferentes públicos (interno e externo) e como parte integrante do plano de comunicação, podendo associá-las a actividades de cariz desportivo, social, cultural ou ambiental.

Programa

I – integração dos eventos, do patrocínio e do mecenato na comunicação de marketing
II- Eventos
1.Eventos: definição,tipo de eventos,enquadramento do evento com o marketing, estratégia do
evento,processo de planeamento dos eventos e operacionalização
III- Patrocínio e Mecenato
1.Patrocínio: definição,classificação (diferentes tipos de patrocínio, áreas de atuação),estratégia do
patrocínio,proposta de patrocínio
2.Definição de objetivos para a elaboração de um patrocínio: o pacote do patrocínio,processo de seleção dos
patrocínios,a quem apresentar o patrocínio,importância da ativação de um patrocínio,avaliação do retorno
para os patrocinadores (valorização da marca e financeira), maximização do patrocínio, tendências do
patrocínio, patrocínio de eventos
3.O mecenato e patrocínio institucional: definição, classificação e área de atuação, objetivos, grupos-alvo,
estrutura de uma ação de mecenato, especificidades legais,
4.As diferenças entre patrocínio e mecenato.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Participação nas aulas - 10.0%
  • - Trabalho de Grupo - 40.0%
  • - Teste Individual - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CAETANO, Joaquim & RASQUILHA, Luis (2005), “Gestão da Comunicação”,Editores Quimera.
CARDIA, Wesley (2004), “Marketing e patrocínio Esportivo”, Bookman, Porto Alegre
CARDOSO, JOSE (2004), “Como Gerir Patrocínios com Sucesso”, Edições Sílabo, Lisboa
COSTA, Ivan Freitas (2004),”Marketing Cultural: O patrocínio de actividades culturais como ferramenta de construção de marca”, Editora Atlas Brasil
GIACAGLIA, Maria Cecília (2006), “Eventos: como criar, estruturar e captar recursos”, Pioneira Thomson Learning
GIACAGLIA, Maria Cecília (2006), “Organização de eventos: teoria e prática”, Pioneira Thomson Learning
LINDON, Denis, LENDREVIE, Jacques, LEVY, Julien, DIONISIO, Pedro & RODRIGUES, Joaquim Vicente (2004),”MERCATOR XXI, Teoria e Prática do Marketing”, Publicações D. Quixote, Lisboa.