Organização de Eventos, Patrocínio e Mecenato

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b) sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e capacidade de adoptar práticas eficazes.

A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:

1• Avaliação contínua/periódica:

a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%

b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 50%

c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 40%  (nota mínima obrigatória de 7 valores)

2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%

Adquirir as competências necessárias que permitam on futuro aplicar estes formatos comunicacionais na atividade profissional de gestor de comunicação e/ou como parte integrante duma estratégia diferenciadora de comunicação empresarial. Aplicar as variáveis como formas alternativas de vinculação das mensagens comunicacionais junto dos diferentes públicos (interno e externo) e como parte integrante do plano de comunicação, podendo associá-las a atividades de cariz desportivo, social, cultural ou ambiental.

I – Os Eventos e a sua Importância na Comunicação Organizacional

• Definição e caracterização

• Importância estratégica e razões de crescimento dos eventos e benefícios empresariais

• Tipologia de eventos e resultados esperados

II – Etapas do Planeamento de Eventos

• Objetivos,  Estratégia,  Tema,  Públicos Alvo

• Calendarização

• Orçamentação

III – Operacionalização do evento

• Recursos humanos e técnicos

• Divulgação do evento e noções de relações com os media

IV- Patrocínio

V – O mecenato

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Cardoso, J. (2004).Como Gerir Patrocínios com Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo

Costa, I., F. (2004),Marketing Cultural: O patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca., Editora Atlas Brasil

Duarte, J. D. O. (2009). Organização e Gestão de Eventos: Métodos e técnicas e a sua aplicação na atividade das empresas de eventos. (Dissertação: Monografia). Universidade Fernando Pessoa, Porto

Giacaglia, M. C. (2006a). Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. Pioneira Thomson Learning.

Giacaglia, M. C. (2006), Organização de eventos: teoria e prática. Pioneira Thomson Learning.

Isidoro, A., Simões, M.,  Saldanha S.,  Caetano, J. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Edições Sílabo

Oliveira, S. M. T. (2016). Práticas de Planeamento e Organização de Eventos. (1ª ed.). Brasília: IFB – Instituto Federal de Brasília