Organização e Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável 

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas de exposição bem como a discussão de pequenos casos de estudo e a resolução de exercícios. O processo interrogativo é largamente utilizado para incentivar o aluno a refletir sobre os tópicos expostos. Os alunos deverão desenvolver um trabalho autónomo fora das aulas, sobre um tema relevante da disciplina, que resulte numa monografia. A participação dos alunos nas aulas é vivamente incentivada e valorizada. A nota final será a média ponderada entre o exame final e o trabalho, sendo que há uma nota mínima para cada componente.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os princípios básicos de gestão de empresas, avaliação de investimentos e gestão de operações/qualidade nas organizações. No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

Compreender os princípios gerais da gestão e as suas principias teorias de referência.

Analisar o meio envolvente dos negócios e aplicar algumas das principais ferramentas de análise estrutural dos negócios.

Propor políticas de marketing para um dado caso.

Compreender e interpretar as demonstrações financeiras.

Analisar e avaliar projetos de investimento

Conhecer e aplicar técnicas e métodos de planeamento e programação de atividades de produção e gestão de stocks.

Conhecer e aplicar métodos de gestão das operações nas vertentes técnica e humana.

Compreender os princípios básicos de gestão da qualidade e os requisitos da norma de referência

Programa

1. Introdução à gestão e às organizações.

2. O Marketing e a análise estrutural dos negócios

3. As demonstrações financeiras

4. Avaliação económica de projetos de investimento

5. Planeamento e gestão de processos de produção

6. Aprovisionamento e gestão de stocks

7. Gestão da qualidade e a Norma NP EN ISO 9001:2015

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação distribuída
  • - média ponderada entre o exame final e o trabalho - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ATRILL, P & McLANEY, E – Accounting and finance for non-specialists. Prentice Hall, 5th ed , 2006.

BREALEY & MYERS – Princípios de finanças empresariais. Mc Graw Hill, 1999.

DIONÍSIO, LENDREVIE & JINDON – Mercator 2000 – Teoria e prática do Marketing. Publicações Dom Quixote, 2000.

FERNANDES, R. F. – Contabilidade para não contabilistas. Almedina, 2ª ed, 2008.

ROLDÃO, V. S. – Gestão de Projectos, Monitor, Lisboa, 1992.

LISBOA, J. [et al.] – Introdução à Gestão das Organizações. Vida Económica, 2004.

LISBOA, J. & GOMES, C F – Gestão de Operações. 2ª Edição, Vida Económica, 2010

PIRES, A R – Sistemas de Gestão da Qualidade. 2a. ed., Edições Sílabo, Lda., Lisboa, 2000.

RUSSEL, R S & TAYLOR III, B W – Operations management: along the supply chain. 6th ed, Hoboken, NJ : John Wiley & Sons, cop. 2009

TEIXEIRA, S. – Gestão das Organizações. Mc Graw Hil, 2001.