Organização e Gestão de Empresas

Métodos de Ensino

Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates

Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudos de casos

Resultados de Aprendizagem

Introduzir o conceito de gestão gera e analisar as funções fundamentais da gestão e da sua interdependência;

Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores;

Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias;

Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa;

Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar;

Analisar de que modo  o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia o ambiente e as formas de poder e controlo existentes;

Analisar as principais teorias sobre a motivação;

Analisar os diversos estudos sobe a liderança;

Descrever o processo de comunicação.

 

Programa

1 – As organizações e a gestão

1.1 – O estudo das organizações: Conceito e âmbito de organização.

1.2- O individuo e as organizações: a gestão e os gestores.

1.3 – A evolução da Gestão; as teorias da administração

1.4 – Tipos e modelos de organização

1.5 – As funções da gestão: Planeamento, Organização, Liderança, Controlo

2 – Organização e processo

3 – A estrutura das Organizações

4 – Coordenação e controlo

5 – A empresa enquanto organização

5.1 – Conceito de empresa

5.2 – Objetivos da empresa

5.3 – Recursos e capacidades da empresa

5.4 – A empresa e o meio envolvente

5.5 – Classificação de empresas

5.6- Aspetos estruturantes da empresa

6 – Análise, formulação, Planeamento e gestão estratégica.

7 – A Motivação, a Liderança e a Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. (2012). Gestão de empresas – princípios fundamentais. 2ª edição. Edições Sílabo. Lisboa.

Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria Rosário.; Sousa, Ivo.; Negas, Mário (2014) “Gestão das Organizações:

Uma abordagem Integrada e Prospetiva” Edições Sílabo

Costa, T. (2013). Gestão Contemporânea – Princípios, Tendências e Desafios. Edições Sílabo. Lisboa.

Ebert, R. J. & Griffin, R. W. (2013). Business Essentials, 9th edition. Prentice-Hall.

Ferreira, H., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., & Rodrigues, M. , Fundamentos de marketing, (2012).

Edições Sílabo, 2ª edição

Ferreira, Manuel; Reis, Nuno; Santos, João; Marques, Tânia (2010), Gestão Empresarial, Lidel – edições técnicas, Lda.

Firmino, M. (2010). Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais, 4ª Edição. Lisboa: Escolar Editora

Reis, F. & Silva, M. J. (2012). Princípios de Gestão. 1ª edição. Edições Sílabo. Lisboa. Teixeira, Sebastião , (2013), Gestão das organizações, McGraw-Hill, 3ª ed.