Organização e Gestão do Desporto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O enquadramento teórico será concretizado, recorrendo a: apresentações em powerpoint, exposição oral, questionamento individual, indicação de documentos para estudo e recursos disponíveis na internet.

 

Quanto às tarefas de natureza teórico-prática, o docente adotará estratégias e metodologias diversificadas: exposição oral, questionamento e apresentação e defesa de trabalhos de grupo.

 

 A avaliação continua ou periódica (AC/P) ou exame (AE)

 

AC/P

Participação presencial – 10%

Projeto/Trabalho – 35%

Teste – 55 %

 

 

AE:

Exame – 100%;

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver conhecimentos sobre os processos de gestão adequados a iniciativas de empreendedorismo no âmbito da Organização e Gestão do Desporto (OGD).

2. Conhecer os diferentes tipos de estruturas organizacionais.

3. Conhecer as diferentes organizações do desporto do sistema desportivo português e o seu enquadramento jurídico.

4. Conhecer modelos de conceção, organização e implementação de projetos e programas de atividades desportivas e de lazer, sob a égide de diferentes organizações desportiva.

5. Demonstrar capacidade de integração em equipas de trabalho que visem a implementação e avaliação de planos de desenvolvimento desportivo.

6. Elaborar, de acordo com modelos académicos e de âmbito profissional, documentação sobre a contextualização teórica de programas e projetos de intervenção ou gestão no campo da atividade física e desportivas.

7. Conhecer os mecanismos de financiamento do desporto, os instrumentos – mecenato, patrocínio – e aspetos legais associados.

Programa

1. OGD: a problemática do desporto na dimensão organizacional; conceitos e teorias das organizações; organizações desportivas, tipologia, objetivos, vocação e missão; níveis de intervenção do gestor desportivo; e empreendedorismo em desporto.

2. Organização da administração pública desportiva em Portugal: competências e atribuições

3. Sistema de prática desportiva: conceito de sistema desportivo; e sectores de prática

4. Desenvolvimento do desporto: processos, características e conceito; situação e nível desportivo; fatores de desenvolvimento; modelos de desenvolvimento e enquadramento do praticante desportivo

5. Gestão e planeamento de projetos: conceito e modelos de apoio à tomada de decisão; medidas, ações, projetos e programas de desenvolvimento; eventos desportivos;

6. Contratos programa de desenvolvimento desportivo; o mecenato e patrocínio desportivo como ferramentas para a obtenção de financimento externo das organizações desportivas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 55.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beech, J., & Chadwick. S. (2007). The Marketing of Sport. Harlow: Prentice Hall.

Bento, O., & Constantino, J. (2012). Desporto e Municípios: políticas, práticas e programas. Lisboa: Visão e Contextos.

Correia, A. (1993). Gestão de Organizações Desportivas e Segmentos de Praticantes. Ludens. 13(3-4), 79-83.

Hoye, R., Nicholson, M.,  Westerbeek, H., Smith, A., & Stewart, B. (2012). Sport Management: Principles and Aplications. Abingdon: Routledge.

Lindon, D. et al (2004). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. Lisboa: D. Quixote.

Pires, G. (1995). Planeamento e gestão de projectos. Lisboa: FMH.

Pires, G. (2007). Agôn – Gestão do Desporto: O Jogo de Zeus. Porto: Porto Editora.

Mullin, B., Hardy, S., & Sutton, W. (1995). Marketing deportivo. Barcelona: Paidotribo.

Slack, T., & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Champaign: Human Kinetics.