Organização e Gestão Educacional

N/A

A metodologia será expositiva, ativa e interrogativa. Será concretizada a partir da exposição de modelos, conceitos teóricos, bem como da análise e discussão de textos e legislação, trabalhos de grupo e de reflexão.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou avaliação por exame.
A avaliação contínua assenta no permanente envolvimento e na qualidade da participação dos estudantes nas atividades de grupo na realização do trabalho em grupo (50%) e de um eportefólio (50%).
A avaliação por exame consta de uma prova escrita que versa sobre todas as temáticas trabalhadas (100%).

– Reconhecer a importância das variáveis organizacionais da educação nos processos de ensino-aprendizagem e no comportamento e atitudes dos Educadores;
– Identificar os principais modelos de análise e de gestão organizacional, contextualizados nas organizações educativas;
– Conhecer o Sistema Educativo Português, os seus princípios orientadores, a sua organização;
– Conhecer as práticas conducentes à concretização das orientações explícitas na Lei de Bases do Sistema Educativo e no Regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar;
– Identificar os diversos órgãos de gestão e departamentos de coordenação pedagógica e respetivas competências.

– Módulo 1 – A Instituição escolar como organização: Modelos organizativos.
– Módulo 2 – Comunicação nas organizações, agentes educativos e liderança;
– Módulo 3 – O regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar.
– Módulo 4 – O Ensino Particular e Cooperativo e as Instituições. Particulares de Solidariedade Social: contextos de atividade docente.
– Módulo 5 – Avaliação e gestão educacional (avaliação docente e avaliação das escolas)

Avaliação contínua
  • - E-portefólio - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Barreira, C., Bidarra, M. & Vaz-Rebelo, M. (2016). Estudos sobre Avaliação Externa de Escolas. Educação e Formação. Porto Editora.
Day, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores – os Desafios da Aprendizagem Permanente. Porto Editora.
Flores, M., & Ferreira, F. (2009). The Induction and mentoring of new teachers in Portugal: Contractions, needs and opportunities. Research in Comparative an International Education, 4 (1),63-73.
Lima, L. & Torres, L. (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, 4 (237), 748-774.
Machado, J. (2013). A rede escolar e a administração das escolas: Novos e velhos desafios. In J. Machado & J. M. Alves (orgs.), Melhorar a escola – sucesso escolar, disciplina, motivação, direção de escolas e políticas educativas (pp. 141-152). FEPUCP.
Nóvoa, A. (2009). Professores – Presente Futuro. Lisboa: Educa.
UNESCO (2016). Repensar a Educação – Rumo a um bem comum mundial? UNESCO