Organização, Gestão e Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de acesso ao ensino superior.
Domínio mínimo como utilizador do MSExcel.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas de apresentação dos conceitos e modelos dos conteúdos programáticos, com apoio de PowerPoint.
Aulas práticas de resolução orientada de problemas, de realização assistida de trabalhos e de apresentação/discussão de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
Identificar os processos que estão subjacentes à organização e gestão das empresas, assim como definir, descrever, analisar e operacionalizar os principais conceitos, teorias, metodologias e instrumentos práticos da gestão de empresas nas suas distintas funções, desde o nível estratégico ao nível operacional.

Programa

Módulo 1 – Gestão das organizações
» Organizações e empresas; o seu enquadramento no meio envolvente.
» Funções da gestão: planeamento, organização, liderança e controlo.
» Gestão estratégica: posicionamento da empresa, análise e diagnóstico, formulação estratégica.
» Marketing e estratégia: Conceitos gerais de Marketing; o mercado, a segmentação o marketing-mix.
» Comportamento Organizacional: A estrutura organizacional; Gestão de recursos humanos; Motivação e Liderança; O processo de comunicação; A negociação
» Introdução à Gestão Financeira: As demonstrações financeiras.
Módulo 2- Gestão da produção e da qualidade
» Gestão da produção: Horizontes de planeamento, Plano director, cálculo de necessidades (MRP) e de capacidade, estrutura de produto e rota de produção, sequenciamento de operações, gestão de stock, sistemas “lean” e JIT.
» Gestão de projetos: fases, planeamento e sua representação gráfica, execução e controlo.
» Gestão da qualidade: evolução do conceito e da função, os princípios da Qualidade, normalização e certificação, normas da série ISO 9000, auditorias, ferramentas gráficas e estatísticas da Qualidade, custos da não-qualidade.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

base
» Almeida, F. (Coord.) (2016). “Introdução à Gestão das Organizações”. Lisboa: Escolar Editora.
» Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., & Almeida, F. (2008), Introdução à gestão das organizações, Vida Económica

apoio
» Ramos Pires, A., (2016) “Sistemas de Gestão da Qualidade”, 2ª ed., Edições Sílabo, Lisboa
» Roldão, Vitor Sequeira,(2013), Gestão de Projectos- Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo” 4ª ed, Ed. Monitor
» Roldão, V.S. , Ribeiro,J.S.; (2007) Gestão das Operações-Uma abordagem Integrada; Ed. Monitor,
» Lisboa,J. V., Gomes C.F.; (2008)Gestão de Operações; Vida Económica; 2ªEd,
» Santos, A. (2008). “Gestão Estratégica – Conceitos, Modelos e Instrumentos”. Lisboa: Escolar Editora.
» Ferreira, B; H. Marques; J. Caetano; L. Rasquilha; M. Rodrigues. (2015). “Fundamentos de Marketing). Lisboa: Edições Sílabo.
» Teixeira, S. (2001). Gestão das Organizações. Mc Graw Hill.
» Cardoso, L. (1995) Gestão Estratégica das Organizações, Verbo.
» Dionísio, Lendrevie & Jindon (2000). Mercator 2000 – Teoria e prática do Marketing. Publicações Dom Quixote.
» Cunha, M.P.; Rego, A., Cunha, R.C., Cabral Cardoso, P.N. – Comportamento Organizacional e Gestão, RH, 8ª edição, 2016.
» Borges, A e Rodrigues, J. (2014). “Contabilidade e Finanças para a Gestão”. Lisboa: Áreas Editora.

Outros recursos usados: Microsoft-Excel