Organização, Gestão e Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de acesso ao ensino superior;

Domínio mínimo como utilizador do MS-Excel

Métodos de Ensino

Aulas expositivas de apresentação dos conceitos e modelos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.

Aulas práticas de resolução orientada de problemas, de realização assistida de trabalhos e de apresentação/discussão de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
Identificar os processos que estão subjacentes à organização e gestão das empresas, assim como definir, descrever, analisar e operacionalizar os principais conceitos, teorias, metodologias e instrumentos práticos da gestão de empresas nas suas distintas funções, desde o nível estratégico ao nível operacional.

Programa

Módulo 1-Gestão das organizações
 » Organizações e empresas; o seu enquadramento no meio envolvente.
 » Funções da gestão: planeamento, organização, liderança e controlo.
 » Gestão estratégica: posicionamento da empresa, análise e diagnóstico, formulação estratégica.
 » Marketing e estratégia: Conceitos gerais de Marketing; o mercado, a segmentação o marketing-mix.
 » Comportamento Organizacional: A estrutura organizacional; Gestão de recursos humanos; Motivação e Liderança; O processo de comunicação; A negociação
» Introdução à Gestão Financeira: As demonstrações financeiras.

Módulo 2- Gestão da produção e da qualidade
» Gestão da produção:  Horizontes de planeamento, Plano director, cálculo de necessidades (MRP) e de capacidade,  estrutura de produto e rota de produção, sequenciamento de operações, gestão de stock, sistemas “lean”. 
» Gestão de projetos: fases, planeamento e sua representação gráfica, execução e controlo.
» Gestão da qualidade: evolução do conceito e da função, os princípios da Qualidade, normalização e certificação, normas da série ISO 9000, auditorias, ferramentas gráficas e estatísticas da Qualidade,  custos da não-qualidade.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Base
» Almeida, F. (Coord.). (2016). “Introdução à Gestão das Organizações”. Lisboa: Escolar Editora.
» Guerras-Martín, L. A , & López, J. E.N. (2015). “La Dirección Estratégica de la Empresa – Teoría y Aplicaciones” (5ª ed). Thomson Reuters Civitas. ISBN: 978-84-470-5334-6.
» Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., & Almeida, F. (2008). “Introdução à gestão das organizações”. Vida Económica.

Apoio
» Ramos Pires, A. (2016). “Sistemas de Gestão da Qualidade”, 2ª ed., Edições Sílabo, Lisboa.
» Roldão, Vitor Sequeira (2013). “Gestão de Projectos- Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo” ( 4ª ed). Ed. Monitor.
» Roldão, V. S., Ribeiro, J. S. (2007). “Gestão das Operações-Uma abordagem Integrada”. Ed. Monitor.
» Lisboa,J. V., Gomes C.F. (2008). “Gestão de Operações” (2ª ed). Vida Económica.
» Santos, A. (2008). “Gestão Estratégica – Conceitos, Modelos e Instrumentos”. Lisboa: Escolar Editora.
» Ferreira, B, Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., & Rodrigues, M. (2015). “Fundamentos de Marketing”. Lisboa: Edições Sílabo.
» Teixeira, S. (2001). “Gestão das Organizações”. Mc Graw Hill.
» Cardoso, L. (1995). “Gestão Estratégica das Organizações”. Verbo.
» Dionísio, Lendrevie & Jindon (2000). “Mercator 2000 – Teoria e prática do Marketing”. Publicações Dom Quixote.
» Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Editora RH.
» Borges, A., & Rodrigues, J. (2014). “Contabilidade e Finanças para a Gestão”. Lisboa: Áreas Editora.