Organização, Gestão Estratégica e da Qualidade em Entidades para Pessoas Idosas

N/A

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão apresentados, desenvolvidos e avaliados através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b. sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e a capacidade de análise de problemas.
A avaliação será ponderada entre a avaliação sumativa, contínua e de participação nos vários momentos de avaliação propostos, tendo em conta:
1- Avaliação sumativa: Prova final de avaliação de conhecimento: 50%
2- Avaliação da participação ativa: seja por trabalhos individuais e/ou trabalhos de grupo a apresentar e discutir em contexto de ambiente de aprendizagem: 50%
3- A avaliação por exame constará numa prova sumativa de avaliação de conhecimentos: 50%, bem como da realização de um exercício Prático: 50%

1. Saber identificar os principais conceitos de Organização, Gestão Estratégica e Gestão da Qualidade e suas implicações nas entidades (públicas ou privadas) para pessoas idosas.
2. Conhecer os procedimentos inerentes à Estratégia Organizacional e sua implementação nas entidades para pessoas idosas.
3. Conhecer os requisitos dos Sistemas de Gestão da Qualidade e saber identificar, implementar e analisar procedimentos de gestão pela qualidade.
4. Saber identificar riscos psicossociais em contexto laboral e conhecer planos de intervenção para as organizações
5. Saber avaliar a importância das Práticas de Gestão e suas implicações no enquadramento intra e inter organizacional vocacionado para prestação de serviços para pessoas idosas
6. Saber identificar programas de incentivo e redes de parceria ao nível nacional e internacional no âmbito de politicas de inovação e redes de parceria para a promoção de projetos nacionais e europeus.

1. Enquadramento Organizacional, definição de conceitos e aplicabilidade nas entidades para pessoas idosas:
(a) Organização; (b) Gestão e Gestão Estratégica; (c) Qualidade e Gestão para Qualidade
2- Gestão e Gestão Estratégica: (a) Fundamentos da Gestão Estratégica; (b) Estratégia na e da Organização; (c) Principais fases da sua implementação.
3.- Sistemas de Gestão da Qualidade e os princípios da Gestão pela Qualidade: (a) Normas, Sistemas e Processos de Certificação pela Qualidade; (b) A Importância da gestão pela qualidade total.
4. Riscos Psicossociais e enquadramento organizacional: (a) Contexto atual nacional e europeu dos riscos psicossociais e qualidade de vida no trabalho; (b) Riscos psicossociais: identificação e programas de intervenção
5. A avaliação das Práticas de Gestão e principais indicadores na relação com stakolders.
6. Os programas de incentivos sénior e redes de parceria ao nível nacional e internacional: Horizonte 2020 e Portugal 2020 .

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Componente Prática - 50.0%
  • - Componente Teórica - 50.0%

Antunes, M. L (2009). Qualidade para Principiantes. (2ª Ed).Lisboa: Edições Sílabo.
Constança, P. ; Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel.
Lisboa, J; Coelho, A; Coelho, F; Almeida, F; Martins, A. (2004).Introdução à Gestão de Organizações. Barcelos: Vida Económica
Lopes, A.; Capricho, L. (2007). Manual de Gestão – Qualidade 100%. Lisboa: RH Editora, Lda.
Neely, A. (2002).Avaliação de desempenho das Empresas.Lisboa: Caminho.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Paulos, C. (2010). Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos. Dashofer Holding Ltd.
Healthy Workplaces Good Practice Awards 2014–2015- Managing stress and psychosocial risks at work- European Agency for Safety and Health at work