Pedagogia da Motricidade Infantil

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão leccionados em sessões de apresentação dos conceitos fundamentais que 

lhe estão inerentes e do “estado da arte” sobre os mesmos. As sessões são complementadas por momentos
de observação de aulas filmadas e discussão na aula dos resultados encontrados. É também solicitado aos
estudantes a realização de trabalhos práticos de observação e avaliação do seu desempenho em aulas em
situação ecológica.
Usar-se-á o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos
conteúdos programáticos.
A avaliação desta unidade curricular será realizada através de um trabalho efectuado no âmbito da análise e
avaliação do processo de ensino em situação real.

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos no âmbito da pedagogia do ensino da Motricidade Infantil que permitam
compreender o ensino desta área.
2. Conhecer os diferentes aspectos relacionados com a mais actual metodologia do ensino da Motricidade
Infantil, ao nível da preparação do ensino e da condução do seu processo.

3. Analisar e praticar situações de ensino simuladas e de micro-ensino no sentido de melhorar a sua

intervenção pedagógica.

Competências
1. Conhecer e entender os diferentes aspectos relacionados com a mais actual metodologia do ensino da
Motricidade Infantil, ao nível da preparação do ensino eficaz e da condução do seu processo.
2. Utilizar os procedimentos adequados ao planeamento do ensino das actividades físicas e lúdicas de forma a
poder organizar as diversas situações específicas de intervenção e à sua avaliação.
3. Demonstrar capacidade de intervenção pedagógica em educação motora para crianças.

Programa

1. Intervenção Pedagógica em Motricidade Infantil e Educação Física: modelo e variáveis de estudo.
2. As técnicas de intervenção pedagógica e ensino: organização da aula, gestão do tempo, empenhamento
motor, instrução, demonstração, feedback pedagógico, clima, disciplina e segurança.
3. Estilos de ensino
4. Definição de objectivos.
5. Análise e selecção de conteúdos.
6. Planeamento: plano de aula, planificação e organização de unidades de ensino elementares.
7. Observação e avaliação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Através de um trabalho efectuado no âmbito da análise e avaliação do processo de ensino em situação real. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Angulo, j. e al (2007); Educación Física en Primaria a través del Juego. Col. Educación Física, INDE, Barcelona.
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Barcelona.
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UTL.
Mazón, V., e al. (2007); Programación de la Educación Física en Primaria. Col. Educación Física, INDE,
Barcelona.

Pieron, M. (1992) ; Pédagogie des Activités Physiques et du Sport. Editions EPS, Paris.
Pieron, M. (1996); “Formação de professores: Aquisição de técnicas de ensino e supervisão pedagógica”,
Edições F.M.H., UTL.
Rodríguez, C. (2001); Educación Física en Preescolar. Col. Educación Física, INDE, Barcelona.
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