Pedagogia do Desporto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O enquadramento T é concretizado recorrendo a apresentações powerpoint, exposição oral, questionamento individual e indicação de documentos para estudo. O TP através do apoio individual no desenvolvimento dos trabalhos de preparação, produção e operacionalização da sessão de microensino (SME). O PL através da utilização de sistemas de observação, treino de observação, competências pedagógicas e simulação de situações de ensino com recurso a técnicas de intervenção pedagógica.

 

 A avaliação continua ou periódica (AC/P) ou exame (AE)

 

AC/P

Participação presencial – 10%

Trabalho laboratorial – 30%

Relatório – 20%

Teste – 40 %

 

AE:

Exame – 100%;

Resultados de Aprendizagem

1. Conceção e planificação de projetos de cariz pedagógico, que permitam definir objetivos gerais, objetivos específicos, estratégias e técnicas de planificação e programação do ensino em diferentes contextos;

2. Implementação de processos de ensino em diferentes contextos de intervenção pedagógica (educativo, recreativo e desportivo);

3. Planeamento e operacionalização de actividades de ensino-aprendizagem utilizando os conhecimentos e técnicas pedagógicas ajustadas às matérias/conteúdos que reflitam uma tomada de decisão baseada na análise das suas características intrínsecas, do nível do praticante e do contexto;

4. Produção de investigação e identificação das necessidades de auto-formação, que permitam escolhas adequadas de formação permanente e aprendizagem ao longo da vida e de inovação em contextos de intervenção pedagógica.

Programa

1. Enquadramento histórico e conceptual: modelos de estudo e investigação 2. Valores e ética em desporto.

3. Formação pessoal e social em educação física e desporto (EFD).

4. Intervenção pedagógica em EFD

4.1. Técnicas de gestão do tempo e dos recursos espaciais, materiais e humanos; 4.2. Técnicas de instrução;

4.3. Técnicas de clima e disciplina;

4.4. Gestão da segurança.

5. Gestão do tempo e da administração da sessão: 5.1. Planificação e organização de unidades de ensino;

5.2. Técnicas de gestão de tempo.

6. Técnicas de instrução:

6.1. Otimização da transmissão e gestão da informação;

6.2. Estratégias, métodos e técnicas de desenvolvimento da sessão; 6.3. A utilização de materiais didáticos;

6.4. Feedback pedagógico.

7. A otimização das relações interpessoais.

8. Controlo disciplinar: a indisciplina

9. Estilos de ensino.

10. A competência de diagnóstico e prescrição em desporto.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho de síntese - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Armour,K. (2011). Sport Pedagogy. An Introduction for Teaching and Coaching. Abingdon: Routledge.

Bento, J., Garcia, R., & Amândio, G. (1999). Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa: Horizonte.

Mesquita, I. (1997). Pedagogia do treino. Lisboa: Horizonte.

Rodrigues, J., Sarmento, P., Rosado, A ., Veiga, A., Ferreira, V., & Moreira, L. (1998). Quadro Conceptual da Investigação Pedagógica em Desporto. Lisboa: FMH.

Rosado, A. (1997). Observação e Reacção à Prestação Motora. Lisboa: FMH.

Rosado, A. (1998). Nas Margens da Educação Física e do Desporto. Lisboa: FMH.

Sarmento, P., Rosado, A., Rodrigues, J., Ferreira, V., & Leça, A. (1998). Pedagogia do Desporto II. Lisboa: FMH. Siedentop, D. (1983). Developing teaching skills in physical education. CA: Mayfield.

Siedentop, D. (1994). Sport Education: Quality PE through positive sport experiences. Champaign: Human Kinetics.