Perspetiva Desenvolvimental do Envelhecimento Humano

N/A

Exposições, leituras, apresentação de casos e discussão sobre os fundamentos teóricos e científicos ligados à evolução do conhecimento no âmbito do desenvolvimento na idade avançada. Adicionalmente, realização de pesquisas bibliográficas, para que o aluno se familiarize com o conhecimento científico especializado numa área do seu interesse nesta disciplina.
A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento da Escola Superior de Educação. Os alunos escolherão a avaliação de frequência ou a avaliação por exame. A avaliação de frequência contempla a realização de uma prova individual de conhecimentos (60% da nota final) e de um trabalho de pesquisa acerca dos principais desafios na promoção do desenvolvimento na idade avançada (40% da nota final). Este trabalho será entregue por escrito, apresentado e discutido na aula em datas a combinar.
A avaliação por exame constará de uma prova escrita sobre toda a matéria sumariada.

No final desta Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de:
– Empregar diferentes perspetivas teóricas atuais acerca do desenvolvimento na idade avançada.
– Identificar as mudanças normais associadas ao envelhecimento ao nível da inteligência e das capacidades cognitivas, incluindo mudanças que podem ter impacto no funcionamento da pessoa idosa.
– Reconhecer o potencial das pessoas em idade avançada em termos de sabedoria, criatividade, satisfação com a vida, resiliência, generatividade, envolvimento com a vida e com a comunidade.

I – Considerações introdutórias sobre a natureza do desenvolvimento humano
II – Perspetivas desenvolvimentais acerca do envelhecimento:
1. Abordagem Ecológica
2. Contextualismo Desenvolvimental
3. Teoria da Ação e do Controle Pessoal
4. Psicologia Desenvolvimental do Ciclo de Vida
III – Promoção do desenvolvimento na idade avançada: principais desafios:
– A questão do bem-estar
– Lidar com a mudança e a imprevisibilidade da vida
– O confronto com a morte

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Baltes, P. B., & Schaie, K. W. (Eds.). (2013). Life-span developmental psychology: Personality and socialization. Elsevier.
Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: Tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed.
Lerner, R. M., Agans, J. P., Souza, L. M., & Hershberg, R. M. (2014). Developmental science in 2025: A predictive review. Research in Human Development, 11 (4), 255-272.
Lima, M. P. (2010). Envelhecimentos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Overton, W. F. (2010). Life-span development: Concepts and issues. Cognition, biology, and methods across the lifespan. New Jersey: Wiley.