Pintura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos específicos e práticas de desenho e artes plásticas ao nível bi-dimensional.

Métodos de Ensino

A avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados em diferentes enunciados, de acordo com as seguintes componentes e pesos: Teórica – 20%; Prática – 80%. Os trabalhos a realizar serão em número de 1 a 3, com as dimensões máximas de 80cmX80cm – informação que será disponibilizada e sumariada na 1.ª aula. O exame terá uma componente teórica, com um peso de 20%, e uma componente prática, com um peso de 80%.

Resultados de Aprendizagem

1 Conhecer e aplicar os elementos da linguagem da pintura: signo visual, composição e cor;   

2 Explorar as técnicas de pintura e experimentar materiais e suportes adequados; 

3 Analisar exemplos de composições de manga: estrutura, forma do traço e da mancha, paletas de cor; 

4 Analisar exemplos de filmes de animação (still frame): estrutura, forma do traço e da mancha, paletas de cor;  

5 Identificar estratégias de composição dos elementos do signo, símbolo, alegoria, como relações entre natureza e cultura (alta cultura/cultura popular de massas).

Programa

1 A pintura como linguagem:

1.1 O signo plástico-visual (signo elementar, mancha/traço,significante/significado);

1.2 A composição (estrutura, espaço, figura-fundo, rácio entre largura altura do quadro, configurações do suporte, imagem múltipla/sequência/série;

1.3 A cor(sistemas, complementares, cinzentos coloridos e neutros);

2 A pintura como matéria: 

2.1 Técnicas (acrílico, óleo, guache,spray,impressão)

2.2 e suportes planos(rígidos, flexíveis, não convencionais,mistos, collage, montagem);

3 A pintura como símbolo:

3.1 Simbolismo e alegoria;

3.2Natureza e Cultura; 

4 A pintura como apropriação cultural da manga e da animação japonesas:

4.1 Exploração de signos visuais, gráficos e plásticos;

4.2 Novela gráfica e estampa japonesa Ukiyo-e: O Diário do meu Pai(1995), de Jiro Taniguchi; Hiroshige (1797-1858).

4.3 Cinema: Paprika (2006). Satoshi Kon e Totoro(1988), de Hayao Miyazaki.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Aval. Contínua
  • - elementos de avaliação contínua - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Favel Adrian (2011). Before and After Superflat: A short history of Japanese Contemporary Art. Hong Kong: Blue Kingfisher.

Fliedl, Gottfried (1997). Gustav Klint (1962-1918) The World in Female Form. Koln:Tachen.

Gibson,Michael (1995). Symbolism. Koln:Taschen.

Mucha, Jiri (1975). Alphonse Mucha: Lectures on Art. London St. Martins Press New York: Academy Editions, 1974.

Laing, John e Wire, David (1993). The Encyclopaedia of Signs and Symbols. London: Studio Editions.

Matsumoto, Angel (2004). Como dibujar Manga 13 (Nivel Basico). Barcelona: Norma Editorial.

The Art of Satoshi Kon. Carl Gustav Horn (Ed.) (2015). Dark House Manga.

Yuichi Yokohama (2011). Color Engineering. Picture Box.

Walter, Thomas (1971). Art Nouveau Graphics. London: St, Martins Oress, New York; Academy Editions.