Pintura

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que possível a recurso multimédia.
– Componente prática – acompanhamento e orientação no trabalho dos alunos.

A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Avaliação contínua
– Trabalhos práticos – 100% da avaliação global

Exame
– Teste escrito: 30%
– Trabalhos práticos: 70%

Resultados de Aprendizagem

3.1.Conhecer e aplicar os elementos da linguagem da pintura: signo visual, composição e cor;

3.2. Identificar estratégias de composição dos elementos do signo, símbolo, alegoria, como relações entre natureza e cultura (alta cultura/cultura popular de massas).

3.3. Explorar as técnicas de pintura e experimentar materiais e suportes adequados;

3.4. Analisar exemplos de composições de pinturas: estrutura, forma do traço e da mancha, paletas de cor;

Programa

4.1. A pintura como linguagem:

4.1.1. O signo plástico-visual (signo elementar, mancha/traço, significante/significado/referente);
4.1.2. A composição (estrutura, espaço, figura-fundo, rácio entre largura altura do quadro, configurações do suporte, imagem múltipla/sequência/série;
4.1.3. A cor (sistemas, complementares, cinzentos coloridos e neutros);

4.2. A pintura como matéria:

4.2.1. Técnicas (acrílico, óleo, guache, spray, impressão)
4.2.2. Suportes planos (rígidos, flexíveis, não convencionais, mistos, collage, montagem);

4.3. A pintura como símbolo;
4.3.1. Simbolismo e alegoria;
4.3.2. Natureza e Cultura;
4.3.3. A pintura como apropriação cultural.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos práticos - 100.0%
Exame
  • - Frequência - 30.0%
  • - Trabalhos práticos - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Arnheim, R. (1992). Arte e Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora. Livraria Pioneira Ed.

– Bénichou, A. (2010). Ouvrir le Document: enjeux et pratiques de la documentation dans les arts visuels contemporains. Les Presses du Réel.

– Fuga, A. (2005). Techniques et matériaux des arts. Éditions Hazan.

– Gage, J. (1997). Color y Cultura: La práctica e el significado del color de la Antigüedad a la Abstracción. Siruela.

– Mayer, R. (2002). Manual do artista. Martins Fontes.