Planeamento de Acções em Relações Públicas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de acompanhamento dos trabalhos de grupo,
iii) workshops com participação activa dos alunos;

Resultados de Aprendizagem

   Conceber acções de comunicação em função de objectivos da organização e dos destinatários;
   Conceber e organizar eventos, gerir a sua concretização controlando custos e protocolo
   Conceber e gerir suportes de comunicação externa
   Usar conceitos, paradigmas e modelos básicos da Teoria Organizacional

Programa

Parte I: Plano de Relações Públicas – possibilidades, fronteiras e aplicações
1. O planeamento de acções de Relações Públicas:
a. As oito etapas
b. As possibilidades de acções em RP
2. Organização de eventos
a. Noção de evento
b. Tipologia de eventos
c. Objectivos e finalidades dos eventos
d. Gestão de eventos
> workshop sobre organização de eventos
3. Comunicação socialmente responsável
   a. Comunicação e Responsabilidade Social
   b. Papel dos profissionais da Comunicação na dinamização das práticas de RS
c. Comunicação ambiental
   d. Comunicação com a comunidade
   > workshop sobre comunicação socialmente responsável
4. Comunicação Cultural
   a. Especificidades da Comunicação de entidades culturais
   > análise de casos de sucesso
Parte II: Elaboração do plano de Relações Públicas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - 1 teste individual (nota mínima 7,5) - 50.0%
  • - um trabalho prático - 50.0%
Avaliação por Frequência
  • - Um trabalho de grupo - 50.0%
  • - 1 teste individual (nota mínima 7,5) - 25.0%
  • - Participação em aulas - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Allen, J. (2000), “Event planning: the ultimate guide to successful meetings, corporate events, fundraising galas, conferences, conventions, incentives and other special events”. Toronto: John Wiley & Sons.
Grunig J. E. & Hunt, T. (2003). Direccion de Relaciones Públicas. Madrid: Gestion 2000
Libaert, T. (2017) Le Plan de Communication. Définir et organiser votre stratégie de Communication. Paris. Dunod (5º Edição)
Kunsch, M. (2003), “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”. São Paulo: Summus Editorial.
Lendrevie et al (2018), “Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing”. (17ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Amaral, I. (2018). “Imagem e Sucesso: guia de protocolo para empresas”. 6ª ed., Lisboa: Verbo
Xifra, J. & Lalueza, F. (2009). Casos de Relaciones Públicas e Comunicación Corporativa. Madrid: Pearson Educacion
Xifra, J. (2014). Manual de relaciones públicas e institucionales. Madrid : Editorial Tecnos