Planeamento de Ações em Relações Públicas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

s conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teóricas expositivas,

ii) sessões teórico-práticas de acompanhamento dos trabalhos de grupo,

iii) workshops com participação activa dos alunos;

 

A avaliação contínua terá em conta: Um trabalho de grupo, a apresentar no final do semestre, que terá um peso total de 50% na nota final; e duas componentes individuais: uma frequência, que terá um peso de 25% na nota final e a participação nos workshops e respectivas actividades (com o peso de 25%) – nota mínima de 7,5 valores em cada uma das componentes

 

A avaliação por exame terá em conta: Um exame a realizar no final do semestre, que terá o peso de 50%; um trabalho (Plano de Acções de Relações Públicas), que terá um peso global de 50%. Nota mínima de 7,5 em cada um dos componente e os alunos que optem por esta modalidade, devem discutir o trabalho com a docente em data prévia do dia do exame.

Resultados de Aprendizagem

– Conceber acções de comunicação em função de objectivos da organização e dos destinatários;

– Conceber e organizar eventos, gerir a sua concretização controlando custos e protocolo

– Conceber e gerir conteúdos e suportes de comunicação externa

– Usar conceitos, paradigmas e modelos básicos da Teoria das Relações Públicas

Programa

Parte I: Plano de Relações Públicas – possibilidades, fronteiras e aplicações

1. As Etapas do planeamento de acções de Relações Públicas:

a. As possibilidades de acções em RP

2. Organização de eventos

> workshop sobre organização de eventos

3. Comunicação socialmente responsável

a. Comunicação ambiental

b. Comunicação com a comunidade

> workshop sobre comunicação socialmente responsável

4. Comunicação Cultural

> análise de casos de sucesso

Parte II: Elaboração do plano de Relações Públicas: A especificidade da comunicação digital

a. Conteúdos para plataformas digitais

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 25.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Participação em Workshops - 25.0%
Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Allen, J. (2000). Event planning: the ultimate guide to successful meetings, corporate events, fundraising galas, conferences, conventions, incentives and other special events. John Wiley & Sons.

Libaert, T. (2017). Le Plan de Communication. Définir et organiser votre stratégie de Communication. Dunod (5º Edição)

– Gregory A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach. London. Kindle E

Kunsch, M. (2003). Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”. Summus Editorial.

Lendrevie et al (2018). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing (17ª edição). Publicações Dom Quixote.

Amaral, I. (2018). Imagem e Sucesso: guia de protocolo para empresas. 6ª ed. Verbo

Xifra, J. & Lalueza, F. (2009). Casos de Relaciones Públicas e Comunicación Corporativa. Pearson Educacion

Xifra, J. (2014). Manual de relaciones públicas e institucionales. Editorial Tecnos