Planeamento e Controlo da Empresa Agrícola

Conhecimentos gerais de agricultura

Sessões  teórico-práticas, ao longo do semestre, com  metodologia  expositiva  para  a  apresentação  de  conceitos  teóricos;

Ilustração, ao longo do semestre, dos  conceitos  com  casos  práticos  e  sua  discussão  em  grupo;

Elaboração, ao longo do semestre,  do  plano  de exploração de uma empresa agrícola real; análise do plano de exploração e da sua viabilidade económica.

1.Conhecer especificidades da produção agrícola;
2. Organizar o trabalho agrícola na sua relação com as máquinas agrícolas;
3. Elaborar planos técnicos de exploração agrícola;
4. Caracterizar empresas agrícolas (EA) com base em critérios jurídicos, de dimensão e técnico-económicos, assim como na proporção da utilização dos principais fatores de produção;
5. Conhecer a estrutura de custo da EA;
6. Calcular indicadores de resultados económicos da EA;
7. Analisar a viabilidade económica de planos de exploração com base em orçamentos parciais e globais.

a) Especificidades da produção agrícola; dependências do solo e clima; sazonalidade; objetivos dos planos de exploração; caracterização técnica de atividades agrícolas;
b)Tipologia e características da mão-de-obra familiar e assalariada; planeamento e gestão de parques de máquinas;
c) Planificação de atividades agrícolas ajustadas a restrições conhecidas;
d) Tipologias e diversidade das EA; dimensão física e económica; orientação técnico-económica; fatores de produção agrícola; produtividade e rentabilidade dos fatores: capital, terra, trabalho e empresário;
e) A estrutura de custos da EA; custos fixos e variáveis, reais e atribuídos, gerais e específicos; imputação de custos; limiares de rentabilidade; custos médios e marginais; economias de escala;
f) Análise de resultados com base em orçamentos; orçamentos parciais e globais; análise de viabilidade na substituição de fatores;
g) Planeamento da EA com base em orçamentos parciais e globais; análise do risco e sua mitigação.

Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 60.0%
  • - Avaliação prática - 40.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Plano de exploração - 50.0%

Bibliografia Fundamental:

• AVILLEZ,  F.;  SILVA,  F.;  TRINDADE,  C.;  AVILLEZ,  F.;  SALEMA,  J.;  PEREIRA,  N.  (2006)  Planeamento da Empresa Agrícola, Manual Técnico, Módulo I. Agrogestão, Programa Agro.
  • MARQUES, C. (2012) Planeamento da Empresa Agrícola, Manuais da Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais, 298 p.
  • VILLALOBOS F. C., MATEOS L., ORGAZ F., FERERES E. (2009) Fitotecnia. Bases y Tecnologías de la Produccion Agrícola. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa.
  • URBANO TÉRRON, P. (2002) Fitotecnia. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa.

Bibliografia Complementar:

• AICEP (2017) Portugal Produtivo, Uma década de mudança. Portugal Global nº 100. Julho. Ed. AICEP
  • CAP, CNA, AJAP, CONFAGRI e DGADR (2022) Agricultura Sustentável. ISBN: 978-989-8539-13-7.
  • COSTA,  João  Paulo;  FERREIRA,  Hugo;  CORREIA,  Maria  da  Luz  (2001) Contas  de  Cultura  das Actividades  Vegetais:  Modelo  de  Base  Microeconómica  –  1997.  Lisboa:  Gabinete  de  Planeamento  e Política Agro-Alimentar.
  • OVELHEIRO, M. (2005) Estudo de Casos de Boas Práticas de Gestão de Explorações Agrícolas. SPI.
  • TRIGUEIRO, J.J., ABREU, J.M., SILVA, D. (2005) Conceitos e Práticas em Modernas Explorações Agrícolas. SPI.