Planeamento e Gestão Estratégica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

A avaliação continua compreende a realização de um trabalho individual (10%), um trabalho de grupo (40%) e um teste individual (40%).  A participação e a realização de atividades em aulas também terão uma ponderação de 10%.

O exame final a esta disciplina é composto por um teste escrito (50%) e por um trabalho com a mesma ponderação.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir as competências necessárias que permitam efetuar o processo de planeamento estratégico da empresa, das unidades de negócio e dos diferentes produtos.

Programa

1. Estratégia, noções e conceitos

1.1. Definições

1.2. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico

1.3. O plano estratégico vs. plano de marketing

2. Análise estratégica

2.1. Análise PESTE

2.2. Análise de mercado

2.2.1. A atractividade da Industria e o modelo de 5 forças de Porter

2.3. Análise interna

2.4. Análise SWOT

3. Objectivos

4. Definição da estratégia

4.1. Produtos/mercados

4.2. Integração vertical

4.3. Diversificação

4.4. Desenvolvimento empresarial

4.5. Internacionalização

5. A implementação da estratégia

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Exame - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho individual - 10.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CRUZ, F. & CRESPO DE CARVALHO, J. (2014). Manual de estratégia, conceitos, prática e roteiro. Lisboa: Edições Sílabo. 

CARVALHO, L. et al., (2014). Gestão das organizações- uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa: Edições Sílabo.

DAVID, F. (2017). Strategic Management, a competitive advantage approach, concept and cases. London: Pearson education.

 

FREIRE, A., (2002). Estratégia: Sucesso em Portugal. Lisboa: Editorial Verbo. 

KOTLER, P.  & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.

MAUBORGNE, R. e CHAN KIM, W., (2016). A estratégia do oceano azul – Como criar mais mercado e tornar a concorrência irrevelante. Lisboa: Actual editora.

MINTZBERG, H. (2005). O processo da estratégia, Conceitos, contextos e casos selecionados (4ª Edição).  Porto Alegre: Bookman Editora.

TZU, S. (2009). A arte da guerra. Lisboa: Bertrand Editora