Planeamento e Instalação de Redes

Redes de Computadores.

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceitos são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguidos de exemplos demonstrativos;

2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas, e do desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.

No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:

1. Explicar a arquitetura das redes empresariais. Projetar e modificar uma rede de comunicação. Analisar e discutir as necessidades de uma organização relativamente a tecnologias de conexão, a equipamentos passivos/ativos, segurança, redundância, segmentação e interconexão.

2. Identificar os diferentes tipos de encaminhamento. Justificar a necessidade de rotas estáticas. Projetar e criar rotas estáticas. Classificar os protocolos de encaminhamento dinâmico. Demonstrar a configuração e utilização do protocolo OSPF na geração automática de rotas.

3. Caracterizar as propriedades de um porto num switch. Ilustrar a configuração de portos. Classificar os protocolos STP e listar as suas características. Identificar as propriedades de uma ligação etherchannel e demonstrar a sua configuração. Sumarizar o funcionamento das VLANs. Demonstrar a configuração de VLANs e de encaminhamento inter-vlan.

4. Classificar e comparar os diferentes tipos de redes sem fios de área local, de área pessoal e de área metropolitana. Planear e criar uma rede sem fios de área local.

5. Comparar e analisar os diferentes tipos de equipamento ativo e o passivo. Projetar e construir uma rede de comunicação recorrendo a estes dois tipos de equipamento. Demonstrar a cravagem, teste e instalação de cabos. Ilustrar a configuração de equipamento ativo. Especificar a instalação de cabos e equipamentos em bastidores.

6. Demonstrar a utilização de software na monitorização de redes de comunicação. Analisar e ilustrar a gestão de endereços de rede recorrendo a software.

1. Arquitetura de redes empresariais. Organização hierárquica em camadas. Necessidade de redundância nas diversas camadas.  Projeto e dimensionamento de rede. Modelo de desenho de rede (acesso, distribuição, núcleo). Critérios de dimensionamento de redes. Critérios de escolha de equipamentos.

2. Encaminhamento. Tipos de encaminhamento. Encaminhamento estático. Configuração de rotas estáticas. VLSM. Protocolos de encaminhamento dinâmicos. Protocolos de encaminhamento “Distance Vector” (RIP, EIGRP). Protocolos de encaminhamento “Link-state” (OSPF, IS-IS). Protocolo OSPF.

3. Switching. Portos de um switch: estado, duplex, débito. Protocolos STP: PVST+, RSTP, MSTP. Etherchannel: PAgP, LACP. VLANs. Soluções de trunking e comutação de VLANs. Encaminhamento Inter-VLAN: legacy e router-on-a-stick.

4. Redes sem fios. Redes sem fios de área local IEEE 802.11 (WLANs): 802.11b, 802.11g, 802.11n, 802.11ac, 802.11ax (Wi-Fi 6). Redes sem fios de área pessoal IEEE 802.15 (WPANs): Bluetooth, Zigbee. Redes LPWAN: Lo​​​​Ra, LTE​-M, NB-Io​​​T.

5. Tipos de equipamento. Equipamento passivo: cabos ethernet RJ-45 diretos e cruzados, cabos rollover, tomadas, patch panels e bastidores de rede.  Alicates de cravagem e equipamentos de teste. Equipamento ativo: Hubs, Switchs, Routers e Pontos de Acesso.

6. Software de gestão de redes. Protocolos de gestão (SNMP, Syslog). Ferramentas de monitorização de rede (Nagios, Zabbix, MRTG, Cacti, GLPI, Glasswire). Ferramentas de gestão de endereços (TIPP, phpIPAM).

Cisco. (2020). Switching, routing, and wireless essentials. Cisco Networking Academy. Retrieved September 20, 2022, from https://www.netacad.com/

Forouzan, B. (2009). TCP/IP protocol suite (4th ed.). McGraw-Hill Publishing.

Granjal, J. (2013). Gestão de sistemas e redes em Linux (3rd ed.). FCA.

Hurose, J., & Ross, K. (2008). Computer networking: A top-down approach featuring the internet. Addison-Wesley.

Kozierok, C. (2005). The TCP/IP guide, a comprehensive, illustrated internet protocols reference. No Starch Press.

Lammle, T. (2016). CCNA routing and switching complete study guide: Exam 100–105, exam 200–105, exam 200–125 (2nd ed.). Sybex.

Stallings, W. (2013). Data and computer communications (10th ed.). Pearson.

Tiso, J. (2011). Designing Cisco Network Service Architectures (ARCH) foundation learning guide (3rd ed.). Cisco Press.

Véstias, M. (2016). Redes cisco para profissionais (7th ed.). FCA.