Planeamento e Ordenamento Turístico

A natureza interdisciplinar desta U.C. implica o recurso a aulas teóricas e teórico-práticas de forma a implementar os métodos ativo e de descoberta. Deste modo, são interpretados estudos de caso e pesquisados e analisados criticamente diferentes planos turísticos. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), os Estudantes terão de optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1) Exame
A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.
2) Avaliação contínua/ periódica
A avaliação contínua/ periódica resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (50%); b) realização de um trabalho prático em grupo, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente (35%), cuja ponderação se divide em componente escrita (25%) e componente oral (10%); c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).

Esclarecer os alunos acerca da importância do turismo nas diferentes economias, oferecendo a oportunidade de compreensão das principais tendências mundiais com influência no planeamento turístico;
Proporcionar uma abordagem teórico-prática para aquisição de conhecimentos acerca do ordenamento territorial e dos seus diferentes níveis de intervenção (supranacional, nacional, regional e local), favorecendo a sua interligação com o turismo;
Fornecer aos alunos um conjunto selecionado de diversas teorias, técnicas e metodologias no domínio do desenvolvimento turístico sustentável;
Promover o conhecimento e domínio do processo de planeamento turístico.

1. O turismo no mundo atual
1.1. Revisão de conceitos fundamentais ao sector do turismo
1.2. A importância do turismo nas diferentes economias
1.3 Tendências mundiais com influência no planeamento turístico
2. O sistema de planeamento e ordenamento do território português
2.1. Quadro legal do sistema de ordenamento em Portugal
2.2. Níveis de intervenção do planeamento: supranacional, nacional, regional e local
3. O desenvolvimento sustentável e o planeamento turístico
3.1. Indicadores e modelos de sustentabilidade aplicáveis ao planeamento turístico
3.2. Critérios para o planeamento turístico sustentável
4. O processo de planeamento em turismo
4.1. A importância das orientações estratégicas em planeamento turístico
4.2. Fundamentação e formulação do plano estratégico em turismo

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Bailoa, S. & Cravo, P. (2021). O efeito da pandemia na estratégia nacional para o turismo em Portugal: O desafio da sustentabilidade. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 40, 31-47. DOI: 10.18089/DAMeJ.2021.40.2
Irving, M. A., Coelho, A. M. & Arruda, T. O. (2020). Turismos, sustentabilidades e pandemias: Incertezas e caminhos possíveis para planejamento turístico no horizonte da Agenda 2030. Observatório de Inovação do Turismo – Revista Acadêmica, 16(n° especial, dezembro), 74-105.
Moleiro, D. F. (2020). O planeamento do turismo urbano com vista à sustentabilidade – Uma revisão de literatura. Research, Society and Development, 9 (8), 1-30.
Netto, J. P. S. (2021). Indicadores de Sustentabilidade como Suporte ao Planejamento do Turismo: Aspectos Conceituais e Metodológicos. Rosa dos Ventos, 13 (1), 260-269. DOI: https://doi.org/10.18226/21789061.v13i1p260