Planeamento e Organização de Projetos

N/A

A presente Unidade Curricular é ministrada com base numa metodologia que conjuga momentos de exposição conceptual e de experimentação.
Os alunos que optem pela avaliação periódica são convidados a realizar (i) um trabalho de grupo, que corresponde à conceção de um projeto de intervenção, com o peso de 60% na avaliação; ii) um trabalho individual, que consiste na análise crítica de um programa de financiamento, com o peso de 40% na avaliação. Serão aprovados os alunos cuja média ponderada das notas obtidas nos diferentes elementos de avaliação seja igual ou superior a 9,5 valores.
Em alternativa, os alunos poderão optar pela avaliação por exame. Este consiste na realização de uma prova escrita individual, 100%. Os alunos que obtiverem mais de 9,5 pontos serão aprovados no exame. Os alunos que obtiverem pontuação entre 7,5 e 9,4 terão direito a realização de uma prova oral, sendo a nota final correspondente à média das classificações obtidas.

i) Dominar os principais conceitos e nomenclaturas associadas ao processo de planeamento; ii) Conhecer programas de financiamento, compreender as respetivas estruturas e linguagens; iii) Conceber e avaliar projetos de educação de adultos e desenvolvimento local; iv) Dominar as técnicas de elaboração de diagnósticos territoriais, definição de objetivos e de atividades, bem como de projeção de resultados; v) Conceber modelos de avaliação de projetos.

1. O processo de planeamento;
2. Metodologia participativa de projeto;
3. Diagnóstico territorial;
4. Desenho do projeto;
5. Modelos de avaliação;

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

BAS, Enric (2002) Prospectiva – Cómo usar el pensamiento sobre el futuro, Ariel, Barcelona.
CAMACHO, Hugo et al. El Enfoque del Marco Lógico: 10 casos prácticos. Cuaderno para la identificación y diseño de proyectos de desarrollo, CIDEL, ADC, Madrid, 2001.
CAPUCHA, Luís; ALMEIDA, João Ferreira de; PEDROSO, Paulo; SILVA, José Vieira da (1996), “Metodologias de avaliação: o estado da arte
em Portugal”, Sociologia – Problemas e Práticas, n.º 22, Lisboa, CIES, pp. 9-27.
CAPUCHA, Luís, PEGADO, Elsa, SALEIRO, Sandra Palma (1999), Metodologias de Avaliação de Intervenções Sociais, Lisboa, PROFISSS.
COHEN, Ernesto e FRANCO, Rolando (1993), Avaliação de Projectos Sociais, Petrópolis, Editora Vozes.
FERRÃO, João (1996), “A avaliação comunitária de programas regionais: aspectos de uma experiência recente”, Sociologia – Problemas e Práticas, n.º 22, Lisboa, CIES, pp. 29-41.
GUERRA, Isabel et al. (2000), Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Acção, Principia, Cascais.