Políticas Educativas e de Desenvolvimento Local e Regional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Articulando a dissertação teórica com a reflexão e as práticas, a metodologia de ensino estrutura-se na apresentação e debate dos conceitos articuladores das Políticas Educativas e o Desenvolvimento Local e Regional (25% da avaliação), na realização de um teste escrito individual (50%) e na elaboração de um portfólio feito em grupo, com orientação científica e pedagógica docente, que apresente um Estudo de Caso de uma Política Educativa, explorando-a desde os quadros normativos, à apropriação local, cruzando-a com o seu significado ou impacto no desenvolvimento local e regional enquanto experiências (boas práticas) de Animação Socioeducativa, nomeadamente projetos realizados ou em curso, de atividades e de boas-práticas (25% da avaliação).
Pelo que a avaliação deverá assumir, preferencialmente, a modalidade de avaliação periódica.
Podendo, ainda, a avaliação ocorrer por exame.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que no final do semestre os alunos sejam capazes de: Identificar e interpretar as políticas e os quadros normativos que enquadram a intervenção em Animação Socioeducativa; Conceber projetos e desenvolver trabalho de ASE conforme as políticas educativas e de desenvolvimento local e regional em vigor; Descentrar a compreensão das práticas de ASE das vertentes pessoais e grupais atribuindo-lhe significados organizacionais e políticos; Articular o conhecimento de algumas Políticas Educativas de iniciativa nacional e governamental com modelos de desenvolvimento; Compreender e aplicar no contexto da implementação de políticas educativas os conhecimentos, competências e práticas da ASE; Conhecer algumas das orientações das políticas educativas e de inclusão social de iniciativa autárquica, governamental e europeia assim como os impactos e as tendências transnacionais no contexto das globalizações em presença.

Programa

1. Natureza e âmbito da disciplina no Plano de Estudos.
2. Os conceitos articuladores entre as Políticas Educativas e o Desenvolvimento Local e Regional: Políticas e Políticas Educativas; Desenvolvimento Local e Regional; Politicas nacionais e europeias: União Europeia, Políticas Europeias; Estado e Organização Política; Partenariado, comunidade, redes sociais, comunidades de práticas; Associativismo, Terceiro Sector, Sector Privado sem fins lucrativos; Quadros Normativos das Políticas Educativas; Exclusão e Inclusão social; Regionalização, descentralização, desconcentração; Responsabilidade Social; Organização, comunicação e funcionamento organizacional; Globalizações em curso.
3. Modelos de inteligibilidade das organizações associativas, autárquicas, empresariais, governamentais, europeias.
4. Estudo de caso: construção cooperativa de um Portfólio sobre uma Política Educativa e de Desenvolvimento Local e Regional.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Frequência - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Álvarez, M. (2018) Fault lines in education: dualization and diversification of pathways over 40 years of debate on education policy in Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, [pp. 45-70] 87, http://journals.openedition.org/spp/4424
Canelas, A., Rodrigues, I. & Gregório, M. (2018) Relatório Técnico – Participação autárquica na gestão das ofertas de educação e formação. Lisboa: CNE
Comissão Europeia (2018) Monitor da Educação e da Formação de 2018. Portugal
Fernandes, A. (2017) A Administração Local da Educação, In Canelas, A., et al (Coords) Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva – Vol.II [pp. 979-991] Lisboa: CNE
Machado, J., Alves, J., Fernandes, A., Formosinho, J., & Vieira, I. (2014) Municípios, educação e desenvolvimento local. Lisboa: FML
Pinhal, J. (2014) Regulação da Educação: os municípios e o estado. In J. Pinhal et al. O território educativo e as comunidades locais (pp. 8-14) Porto: UCP
Silva, A.S. (2017) Agir na globalização: condições e orientações da