Políticas, Sistemas e Práticas de Protecção Social

As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.

Avaliação periódica — ao longo do semestre letivo, será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual, com uma ponderação de 62,5% e uma componente de trabalho(s) , individual(ais) e/ou em grupo, com uma ponderação de 37,5%.

A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5.

A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para as plataformas web.

Avaliação por exame — avaliação no final de um período de formação através de uma prova individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% da nota final.

Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.

1 Compreender as implicações do envelhecimento da população e do aumento da esperança média de vida

2 Dominar os conceitos de política social, de pobreza, exclusão social, desigualdade, discriminação, inserção, integração e inclusão

3 Dominar e mobilizar conhecimentos sobre as políticas e medidas de apoio à população idosa em Portugal e na União Europeia, nomeadamente, os sistemas de solidariedade social e de saúde e o enquadramento legal dos diferentes programas de promoção públicos, privados e sociais

4 Conhecer o quadro conceptual básico para o estudo dos sistemas de proteção social como forma concreta de materialização do Estado social

5 Compreender a evolução das políticas sociais, nas suas diversas formas e modelos organizativos

6 Interpretar de forma crítica dos contributos teóricos e empíricos no domínio das políticas sociais

1 – DELIMITAÇÕES CONCEPTUAIS

1.1 – Políticas públicas; políticas sociais

1.2 – Privação, pobreza e exclusão social; inclusão, inserção

1.3 – Desigualdades e discriminação

2- O ESTADO PROVIDÊNCIA

2.1 – Caracterização geral e evolução

2.2 – O Estado-Providência em Portugal

2.3 – A Crise do Estado-Providência em Portugal no contexto europeu

3 – POLÍTICAS E SISTEMAS DE PROTECÇÃO SOCIAL NA VELHICE E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

3.1 – Instrumentos de política na União Europeia

3.2 – Instrumentos de política em Portugal

3.3 – Estado, acção pública e sociedade civil

3.4 – Redes de solidariedade formal e informal

3.5 – O papel do poder local

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 37.5%
  • - Frequência - 62.5%

Caeiro, J. (2008) Políticas Públicas, Política Social e Estado de Providência, Lisboa: Univ. Lusíada Editora

Campos, A. (2000) Solidariedade Sustentada: Reformar a Segurança Social. Lisboa: Gradiva, 2000.

Carvalho, M. (2013) Serviço Social no Envelhecimento, Lisboa: Pactor

Ferrara, M. (2000) O Futuro da Europa Social, Oeiras:Celta

Hespanha, P. (2008). Políticas Sociais: novas abordagens, novos desafios. Revista de Ciências Sociais, 39(1), pp. 5-15.

MTSS-GEP (2009) Carta Social – Rede de Serviços e Equipamentos, Lisboa: MTSS

MTSS-GEP (2013) Carta Social – Rede de Serviços e Equipamentos, Lisboa: MSESS

Mozzicafredo, J. (1994) O Estado-Providência em Transição, in Sociologia – Problemas e Práticas nº 16, pp. 11-40

Salselas, T. (2006) Política Social da Velhice, Lisboa: Univ. Aberta