Poluição Atmosférica e Tratamento de Efluentes Gasosos

Não aplicável

Aulas teóricas de exposição dos conteúdos recorrendo sempre que possível à apresentação de exemplos práticos e aulas teórico-práticas onde são resolvidos problemas de aplicação. Nas aulas teórico-práticas, após uma discussão genérica sobre os problemas, os alunos são incentivados a prosseguir com as suas resoluções, sendo no final feita uma discussão dos resultados obtidos. A avaliação é feita por exame final constituído por uma prova escrita individual.

Esta unidade curricular fornece aos alunos conhecimentos sobre os principais problemas associados à poluição atmosférica e sobre os processos mais comuns de tratamento de efluentes gasosos. Após uma introdução ao tema da poluição atmosférica, são identificados os principais poluentes e são descritos os principais sistemas de tratamento de efluentes gasosos.

Pretende-se que no final da frequência desta unidade curricular os alunos: i) estejam sensibilizados e compreendam as principais ameaças em termos de poluição atmosférica; ii) identifiquem e saibam o efeito dos principais poluentes atmosféricos com origem antropogénica; iii) identifiquem e percebam o funcionamento dos principais sistemas de controlo das emissões industriais para a atmosfera; iv) conheçam os principais requisitos legais em matéria de poluição do ar.

1. Principais problemas ambientais associados à poluição atmosférica;

2. Qualidade do ar. Indicadores da qualidade do ar;

3. Principais contaminantes, métodos de análise e seus efeitos no meio ambiente;

4. Legislação ambiental em matéria de ar e efluentes gasosos;

5. Amostragem industrial;

6. Sistemas de tratamento de efluentes gasosos. Descrição do equipamento. Características Principais. Vantagens, aplicações e custos;

6.1 Sistemas de remoção de partícula;

6.2 Sistemas físico-químicos de tratamento de poluentes gasosos;

6.3 Sistemas biológicos de tratamento de poluentes gasosos;

6.4 Aplicações ao tratamento de efluentes gasosos industriais.

Exame final
  • - Exame final - 100.0%

1. Schnelle Jr., Karl B.; Brown, Charles A. Air pollution control technology handbook. CRC Press, 2002, ISBN 0-8493-9588-7

2. Cheremisinoff, Nicholas P. Handbook of air pollution prevention and control. Elsevier, 2002, ISBN 0-7506-7499-7