Português II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Exposição de conceitos/temas com esclarecimento de dúvidas durante a abordagem teórico-prática. Com metodologia dominantemente prática, as aulas expositivas serão complementadas pela participação dos discentes com apresentação de trabalhos desenvolvidos quer durante o seu decorrer, quer como trabalho autónomo. Serão utilizados materiais multimédia, manuais de ensino do Português do 5º e 6º anos e textos literários selecionados pela docente, bem como textos de apoio disponíveis.
A avaliação contínua far-se-á por meio de um trabalho de apresentação oral com o peso de 40% da nota final e um segundo trabalho de apresentação oral complementado com uma versão escrita com o peso global de 60% da nota final (escala 0 a 20).
A avaliação final resulta de exame final escrito com o peso de 100% da nota final (escala 0 a 20).
Considera-se aprovado nos exames o aluno que obtenha uma classificação igual ou superior a dez valores. Entre 7,5 e 9,4 valores na prova escrita final será admitido a oral .

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver a reflexão, análise e crítica sobre textos.
2. Compreender a funcionalidade de conceitos e códigos dos textos lírico, narrativo e dramático.
3. Exercitar a leitura literária.
4. Desenvolver práticas e metodologias críticas de análise do texto literário.
5. Conhecer e utilizar estratégias interpretativas adequadas à leitura-interpretação de textos literários.
6. Adquirir saberes e competências (re)utilizáveis na prática pedagógica futura.
7. Refletir sobre a aplicação prática em contexto escolar dos conteúdos abordados.
8. Preparar orientações metodológicas de investigação.

Programa

1. Reflexão crítica sobre o texto literário: comentário e análise.
2. Comunicação linguística/comunicação literária; dimensão estética da literatura; núcleo e periferia do sistema literário.
2.1. Literário/não literário.
2.2. Intertextualidade, memória literária, enciclopédia pessoal.
3. Periodização literária: incidência em obras da literatura portuguesa de acordo com a Prática Pedagógica.
4. Texto poético: forma e expressão; retórica e emergência do sujeito.
5. Texto narrativo: questões de representação; autor empírico, autor textual, narrador; espaço e perspetiva narrativa; tempo e sintaxe narrativa.
6. Texto dramático/texto teatral.
7. Processo de leitura.
7.1. Leitura compreensiva: competências literária, linguística e textual.
7.2. Recetor, destinatário, leitor.
7.3. Leitura controlada, indeterminação textual e liberdade interpretativa.
7.4. Receção leitora e práticas educativas.
8. Indicações metodológicas para o trabalho de pesquisa.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AGUIAR e SILVA, As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa, Almedina, 2010.
AGUIAR e SILVA, Teoria da Literatura, 8ª ed, Almedina, 2018.
AA.VV., O Cânone, Tinta da China, 2020.
BAUDELAIRE, A invenção da modernidade, Relógio d’Água, 2020.
BERNARDES, J. A. Cardoso, Literatura e Ensino do Português, Fund. Francisco M. Santos, 2013.
CEIA,C(coord.,2005-11), E-Dicionário de Termos Literários (EDTL),CETAPS,FCSH/UL&FLUP,http://www.edtl.com.pt/index.htm
EAGLETON, Terry, Como Ler Literatura, Ed. 70, 2021.
FRYE, Northrop, Elogio da Literatura, Ed. 70, 2022.
LODGE, David, A Consciência e o Romance, Asa, 2009.
PEREIRA, J. C. Seabra, As Literaturas em Língua Portuguesa, Gradiva, 2020.
REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura: Introdução aos Estudos Literários, 2ª ed, Almedina, 2015.
STEINER, George, O Silêncio dos Livros, Gradiva, 2007.
WOOD, James, A Herança Perdida, Quetzal, 2012.