Português II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

• Exposição e explicação dos assuntos e conceitos e esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.
• Realização de exercícios escritos, de teor prático, para aplicação dos saberes adquiridos ao longo do tratamento das diversas rubricas em estreita interligação com os momentos de explanação da matéria.
• Trabalho autónomo dos alunos com leitura de bibliografia de especialidade.
Esta disciplina tem dois tipos de avaliação:
Avaliação Periódica: realização de dois testes escritos com o peso de 50% na nota final;
Avaliação por exame: realização de uma prova escrita no final do semestre em que se avalia a totalidade da matéria lecionada.

Resultados de Aprendizagem

  •  Conhecimento reflexivo da gramática do português.
  •  Compreensão de vertentes da Língua: morfologia, sintaxe e semântica.
  •  Aplicação de conhecimentos linguísticos de acordo com o desenvolvimento linguístico da criança.
  • Conceção de exercícios para o Ensino Básico nos domínios da morfologia, sintaxe e semântica.

Programa

1 – Morfologia
1.1- Morfologia Flexional
1.2- Morfologia Derivacional
1.3- Processos de Criação e Formação de Palavras

2 – Sintaxe
2.1- Constituintes de Frase
2.2- Categorias Sintáticas
2.3- Estruturas de Coordenação
2.4- Estruturas de Subordinação

3-Desenvolvimento Linguístico: Consciência Morfossintática na criança

4- Semântica
4.1- Relações e traços semânticos
4.2- Antonímia
4.3- Hiperonímia / Hiponímia 
4.4-Sinonímia
4.5- Holonímia / Meronímia
4.6- Polissemia

5 – Desenvolvimento linguístico: a criança e o léxico.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CAMPOS, Mª Henriqueta Costa e XAVIER, Mª Francisca- Sintaxe e Semântica do Português, Lisboa: Universidade Aberta, 2000
DUARTE, Inês- Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
DUARTE, Inês, O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística, Lisboa: DGIDC, 2008.
ELISEU, André, Sintaxe do Português, Porto: Leya, 2014.
GOUVEIA, C.; PEDRO,E.R.;FARIA, H. I.- Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 2006.
PAIVA RAPOSO, Eduardo et al. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013 e 2020.
RIO TORTO, Mª da Graça et al.- Gramática Derivacional do Português. Coimbra: Imprensa UC, 2013.
SIM-SIM, Inês- Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.