Português para estrangeiros A2 | 60 horas | regime E-learning

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:

 – Exposição

 – Exercícios de aplicação de vocabulário e de estruturas gramaticais

 – interação verbal professora-estudantes e interpares (diálogos, simulação de situações comunicativas do quotidiano)

 – Exercícios de compreensão e de produção de enunciados orais e escritos

 – Sistematização de regras gramaticais

 

Método de avaliação:  avaliação contínua

Serão considerados os seguintes elementos:

 

  – teste escrito 1 (25%),

  –  teste escrito 2 (25%)

  –  teste oral (25%),

  – trabalhos de casa e participação nas atividades da aula (25%))

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o/a estudante deve:

   – Conhecer e aplicar aspetos simples e familiares da estrutura, do funcionamento e do uso da língua portuguesa

   – Compreender e produzir enunciados (orais e escritos) simples sobre situações familiares do quotidiano

   – Adequar a produção oral e escrita ao contexto

   – Reconhecer e utilizar adequadamente vocabulário e expressões relacionadas com as situações comunicativas trabalhadas

Programa

Unidades temáticas:

 – Identificação e dados pessoais

 – Atividades do quotidiano

 – Tempos livres

 – Vida profissional

 – Serviços

 – Férias

– Descrição, localização de pessoas e objetos

– Descrição de atividades (presente e passado)

 

Estruturas da língua

 – Nomes e adjetivos: género, número

– Advérbios

 – Verbos: indicativo (presente, pret. perf. simples, pret. imp., mais-que-perf. composto), imperativo, infinitivo pessoal; verbos + preposições; perífrases; particípio passado

 – Determinantes: artigos (definidos e indefinidos), demonstrativos, possessivos, indef.

 – Pronomes: pessoais (todas as formas), possessivos, demonstrativos, interrogatives, indefinidos

 – Quantificadores 

 – Preposições

— Frase

    –  Ordem de palavras não marcada

    –  Concordância

    –  Estrutura da frase simples

    –  Frases complexas: coordenação e subordinação (com indicativo e infinitivo)

    –   Construções negativas

    –   Construções interrogativas

    –   Colocação do pronome pessoal átono

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Material disponibilizado pela docente ao longo do semestre.