Prática de Ensino Supervisionada II

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Considerando a prática de ensino supervisionada numa ou mais Escolas, a metodologia de ensino incide na supervisão do aluno pelo professor cooperante da escola que o recebe e pela supervisão do professor da ESEC.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa complementar a experiência proporcionada pela Prática de Ensino Supervisionada I e a aquisição das seguintes competências gerais:

a) Conhecer outras  realidades das EREBAS e mais contextos de ensino e integrar as diversas componentes da formação (teóricas,teórico-práticas, práticas e didáticas) para o ensino  em contextos reais de trabalho;

b) Saber aplicar metodologias didáticas e pedagógicas adquiridas em contexto de ensino da LGP como L1, L2 e LE;

c) Continuar a aplicar conhecimentos científicos e técnicos no âmbito da realização de um relatório final;

d) Facultar uma experiência de aproximação ao mercado de trabalho e à comunidade surda, capaz de contribuir para a ulterior inserção profissional dos licenciados;

e) Complementar as relações privilegiadas de colaboração entre o curso de LGP e a rede de EREBAS, de modo a atuar em todos os tipos de contextos de formação (de crianças, jovens e adultos).

Programa

a) Prática de ensino obrigatoriamente numa Escola de Referência Bilingue para alunos surdos ou equivalente legal com várias etapas: observação- Observação participada- Intervenção.

b) Prática de ensino em escolas ou outros contextos para o Ensino da LE.

c) Explanação, em seminários, de metodologias de ensino-aprendizagem em contextos específicos relacionados com o local de estágio.

d) Práticas reflexivas sobre o ensino da LGP.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - PES (prática de ensino supervisionada) - 70.0%
  • - relatório final de estágio, escrito e/ou gestuado, com defesa oral/gestual - 30.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

NA