Prática do Teclado 2

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Trabalho individual do professor com cada aluno; – Exemplificação das técnicas pelo docente; – Promoção do trabalho individual. – Avaliação contínua em que se observa o desenvolvimento técnico e as qualidades de interpretação no teclado, concretizadas em: – postura do corpo frente ao teclado – posição do braço e da mão – movimento do braço e do pulso – articulação do dedo – “passagem do polegar” – igualdade – independência digital.
As ponderações ao nível do programa são as seguintes: a) escalas e harpejos, M e m, de Lá, Mi, Si em quatro oitavas (4 valores); b) estudo (4 valores); c) uma peça (6 valores); d) um andamento de sonatina (6 valores).
Exame: Uma peça com grau de dificuldade mais elevado (20 valores)

 

Resultados de Aprendizagem

O domínio das técnicas básicas de utilização do teclado tem sido entendido como suporte estrutural de fulcral importância para o estudo da música em qualquer das suas múltiplas disciplinas. Assim, o bom conhecimento do teclado e das suas técnicas básicas de execução ajuda a melhor compreender aspetos particulares e transversais a disciplinas como a História e a Análise da música, a Harmonia e a Composição e até às áreas mais ligadas ao entendimento da música como fenómeno físico. Assim, e porque não está generalizada o estudo e a prática de teclado pelos candidatos ao curso de Estudos Musicais Aplicados, justifica-se esta cadeira pela necessidade de dotar os estudantes, futuros profissionais, de um conjunto de destrezas básicas de desenvolvimento da técnica da prática do instrumento de tecla, da leitura em pauta dupla e da interpretação musical de pequenas peças.

Programa

Técnica – Executar exercícios técnicos onde se demonstre o desenvolvimento da agilidade, do controlo da força, da independência de dedos e da independência de mãos; – Tocar escalas maiores e menores em movimento contrário em duas oitavas (Mi, Lá, Si); – Tocar as escalas maiores e menores em movimento paralelo em duas e quatro oitavas (Mi, Lá, Si) – Harpejos maiores e menores em movimento paralelo em duas e quatro oitavas (Mi, Lá, Si); Leitura / Interpretação – Interpretação de reportório simples para o desenvolvimento da leitura em pauta dupla (clave de sol – clave de sol e clave de sol – clave de fá); – Usar as técnicas de articulação: legato e staccato numa perspetiva de valorização tímbrica do instrumento;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Peça com grau de dificuldade mais elevado - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Buonamici, G. (Direção). (2012). Practical method for beginners: Czerny, Op. 599 (Partitura). New York: G. Schirmer.

Demarquez, S. (1986). Le petit clavier: Deuxième supplément pour piano. Paris: Éditions Salabert.

Heinemann, E.-G. (Ed.). (2009). Notebook for Anna Magdalena Bach (Partitura). München: G. Henle Verlag.

Koehler, L. (Ed.). (2012). Clementi: Sonatinas for the Piano Op. 36, 37, 38 (Partitura). New York: G. Schirmer, Inc.

Lopes, A., & Dotsenko, V. (1994). Manual de Piano. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário.

Manookian, J. (2014). Scales, arpeggios, and cadences for piano (Partitura). New York: Windsor Editions.

Schmitt, A. (2006). Ejercicios, escalas y arpeggios (op.16) para piano (Partitura). Madrid: Real Musical.