Prática Educativa I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino mobilizadas articulam-se na Prática Supervisionada (EST) e no Seminário de apoio à Prática (S).Metodologias na EST: A observação/intervenção educativa supervisionada ocorre em contextos educativos de 1.º CEB. A intervenção na sala de aula/escola é acompanhada por reflexão de práticas, fundamentada científica e pedagogicamente. Visa-se estimular uma vivência ecológica múltipla e integrada do aluno na escola.Metodologias no S: Fornecendo a fundamentação teórica sobre a observação/intervenção dada no quadro legal de competências profissionais, tem forma expositiva com recurso às TIC ou trabalho de grupo. Os alunos recebem apoio na elaboração de planificações de aulas e sua preparação, na realização de pesquisas bibliográficas/consultas na web, na construção de materiais didáticos e instrumentos de observação e avaliação e na reflexão sobre as aulas.

Resultados de Aprendizagem

Propondo-se implementar a profissionalização no domínio do 1.º CEB, segundo o perfil de competências definido nos DL n.º 240/2001 e n.º 241/2001 de 30/8, esta UC pretende favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros professores do 1.º CEB, proporcionando-lhes condições de formação teórica e prática, suscetíveis de os habilitar ao desenvolvimento reflexivo e fundamentado de práticas educativas de qualidade, em contextos do 1.º CEB; articular-se com a PE/Estágio do 2.º CEB, identificando e explorando competências gerais, comuns às duas áreas da docência; favorecer o desenvolvimento de competências e atitudes de pesquisa, numa perspetiva de investigação centrada nas práticas, considerando que qualquer professor deve saber, não só desenvolver processos educativos fundamentados e curricularmente coerentes, mas ainda analisar, refletir e problematizar as práticas que desenvolve ou observa enquanto profissional.

Programa

Estão previstas temáticas orientadoras a desenvolver transversalmente: sociedade em transformação e novos referentes para a educação e aprendizagem no 1.º CEB – implicações pedagógicas, curriculares e no perfil profissional docente; observar, planificar e intervir no 1.º CEB com esses referentes (quadro epistemológico de referência nos processos de ensino-aprendizagem – ecológico, socioconstrutivista; organizar/dirigir situações de aprendizagem; monitorizar a progressão das aprendizagens e rever estratégias; conceber/fazer evoluir dispositivos de diferenciação; envolver/mobilizar os alunos para a aprendizagem); saber relacionar-se e enfrentar deveres e dilemas éticos da profissão (trabalhar em equipa; informar e envolver-se com pais e comunidade; disponibilizar-se para a organização e funcionamento da escola); regular o saber profissional e investigar as práticas (reflexão profissional; estudo de caso e investigação-ação na prática profissional situada).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Relatório Final (prova pública) - 40.0%
  • - Estágio (participação e performance) - 60.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

ALARCÃO, I., LEITÃO, A. & ROLDÃO, M. C. (2009). Prática pedagógica supervisionada e feedback formativo coconstrutivo. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(3) (pp. 2-29).

LOPES, J.; SILVA, H. (2009). Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. Lisboa: Lidel.

LOURENÇO, A.; PAIVA, M. (2010). A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e cognição; vol. 15(2) 132- 141.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2012). Metas de aprendizagem para o 1.º CEB. (Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio). Lisboa: M.E.

SOUSA, F. (2010). Diferenciação Curricular e deliberação docente. Porto: Porto Ed.

VILAS-BOAS, F.; ALVES, M.; FREITAS, M. (2004). A planificação no quadro das atuais concepções de educação e de currículo. In Braga, F., Planificação – Novos Papéis, Novos Modelos. Dos Projectos de Planificação à Planificação em Projecto. Porto: Asa.