Prática Educativa I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino mobilizadas articulam-se na Prática Supervisionada (EST) e no Seminário de apoio à Prática (S).Metodologias na EST: A observação/intervenção educativa supervisionada ocorre em contextos educativos de 1.º CEB. A intervenção na sala de aula/escola é acompanhada por reflexão de práticas, fundamentada científica e pedagogicamente. Visa-se estimular uma vivência ecológica múltipla e integrada do aluno na escola. Metodologias no S: Fornecendo a fundamentação teórica sobre a observação/intervenção dada no quadro legal de competências profissionais, tem forma expositiva com recurso às TIC ou trabalho de grupo. Os alunos recebem apoio na elaboração de planificações de aulas e sua preparação, na construção de materiais didáticos e instrumentos de observação e avaliação, na reflexão sobre as aulas e ainda na componente de investigação centrada nas práticas.
EST = (6 x Desempenho EST + 2 x Participação S + 2 x Dossier EST): 10
N. Final = (3 x EST + 2 x Relatório Final): 5

Resultados de Aprendizagem

Propondo-se implementar a profissionalização no domínio do 1.º CEB de acordo com o perfil de competências definido no quadro legislativo, são propostos os seguintes objetivos:
 
1.Reconhecer o perfil de competências profissionais e saber adequar as suas práticas a esse perfil
2.Saber observar no contexto educativo do 1.º CEB
3.Desenvolver competências de planificação curricular no âmbito do 1.º CEB
4.Desenvolver competências de intervenção pedagógica no âmbito do 1.º CEB
5.Saber refletir criticamente sobre as práticas profissionais de planificação curricular e de intervenção no âmbito do 1.º CEB
6.Desenvolver competências de investigação centrada nas práticas de intervenção pedagógica em 1.º CEB

Programa

Temáticas que suportam as atividades a desenvolver pelo estagiário em contexto de S e EST (Observação; planificação de aulas; intervenção; reflexão de práticas; investigação centrada nas práticas):
 
1.Perfil de competências do professor
2.Observação e interpretação no contexto do 1.º CEB
3.Construção curricular e intervenção no âmbito do 1.º CEB
3.1.Planificação e condução das situações de aprendizagem – conhecimento do currículo; conhecimento científico; conhecimento didático; conhecimento da turma; conhecimento da organização do espaço na sala e dos hábitos e rotinas de trabalho
3.2.Avaliação e monitorização da progressão das aprendizagens e revisão das estratégias de ensino
3.3.Conceção e mobilização de dispositivos de diferenciação pedagógica
3.4.Estratégias de motivação e de controlo do comportamento
4.A reflexão profissional no âmbito da docência – Níveis e instrumentos de reflexividade
5.A investigação-ação e o estudo de caso nas práticas dos docentes do 1.º CEB 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

COSME, A.; LIMA, L; FERREIRA, D.; FERREIRA, N. (2021).Metodologias , métodos e situações de aprendizagem. Propostas e estratégias de ação – Ensino Básico e Secundário. Porto: Porto Editora.
COSME; A: (2009). Ser Professor: Acção Docente como uma Acção de Interlocução Qualificada. Lisboa:LIVPsic.
DECRETO-LEI 55/2018 de 6 de julho.
LOURENÇO, A.; PAIVA, M. (2010).A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e cognição; vol. 15(2) 132141.
POSTIC, M.; DE KETELE, J. (2000).Observar las Situationes Educativas. Madrid: Narcea.
SILVA, H.;MOREIRA, S; LOPES, J. (2018). Cooperar na sala de aula para o sucesso. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas.
SOUSA, F. (2010).Diferenciação Curricular e deliberação docente. Porto: Porto Ed.
VILASBOAS,F.;ALVES,M.;FREITAS,M.(2004).A planificação no quadro das atuais concepções de educação e de currículo. In Braga, F., Planificação – Novos Papéis, Novos Modelos. Dos Projectos de Planificação à Planificação em Projecto. Porto: Asa.