Prática Educativa II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Para a formação integral do profissional reflexivo e crítico, as metodol. de ensino mobilizadas articulam-se na PES (EST) e no Seminário de apoio à Prática (S). Metodologias no EST: A observação/intervenção educativa supervisionada ocorre em contextos educ. de 1.º CEB. A intervenção no âmbito da aula é acompanhada por reflexão fundamentada de práticas. Visa-se estimular uma vivência ecológica múltipla e integrada do aluno na escola. Metodologias no S: A fundamentação teórica sobre a observ/interv. no quadro legal de compet. profissionais, tem forma expositiva com recurso às TIC ou trab em grupo, segundo os objetivos pretendidos. Os alunos, individualmente ou em grupo, recebem apoio na elaboração de planificações de aulas e sua preparação, na realização de pesquisas,na constr. de mat. didát. e instrum. de obs. e aval., na reflexão sobre as aulas e resol. de probl. vividos no EST.

EST = (6 x Desemp. EST + 2 x Partic. S + 2 x Dossiê EST): 10

N. Final = (3 x EST + 2 x Relatório Final): 5

Resultados de Aprendizagem

Propondo-se implementar a profissionalização no domínio do 1.º CEB, segundo o perfil de competências definido nos DL n.º 240/2001 e n.º 241/2001 de 30/8, esta UC pretende favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros professores do 1.º CEB, proporcionando-lhes condições de formação teórica e prática, suscetíveis de os habilitar ao desenvolvimento reflexivo e fundamentado de práticas educativas de qualidade, em contextos do 1.º CEB; articular-se com a PE/Estágio do 2.º CEB, identificando e explorando competências gerais, comuns às duas áreas da docência; favorecer o desenvolvimento de competências e atitudes de pesquisa, numa perspetiva de investigação centrada nas práticas, considerando que qualquer professor deve saber, não só desenvolver processos educativos fundamentados e curricularmente coerentes, mas ainda analisar, refletir e problematizar as práticas que desenvolve ou observa enquanto profissional.

Programa

Os conteúdos são definidos em função das neces. de formação, identificadas a partir do Estágio. Estão previstas temáticas orient. a desenvolver transversalmente: sociedade em transformação e novos referentes para a ed. e aprend. no 1.º CEB – implicações pedag., curriculares e no perfil profissional docente; observar, planificar e intervir no 1.º CEB (quadro epistemológico de referência nos processos de ens-aprend – ecológico, socioconstrutivista; organizar situações de aprend.; monitorizar a progressão das aprendiz. e rever estratégias; conceber/fazer evoluir dispositivos de diferenciação; envolver/mobilizar alunos para a aprend.); saber relacionar-se e enfrentar deveres e dilemas éticos da profissão (trab. equipa; informar e envolver-se com pais e comunidade; disponibilizar-se para a org. e funcionamento da escola); regular o saber profissional e investigar as práticas (instrumentos reflexivos de regulação das práticas; estudo de caso e Invest.- Ação, na prática profissional situada).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - relatório Final (prova pública) - 40.0%
  • - Estágio - 60.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

ALARCÃO, I., LEITÃO, A. & ROLDÃO, M. C. (2009). Prática pedagógica supervisionada e feedback formativo co-construtivo. Rev. Brasileira de Formação de Professores, 1(3).

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LOPES, J.; SILVA, H. (2009). Aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. Lx: Lidel.

LOURENÇO, A.; PAIVA, M. (2010). A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e cognição; vol. 15(2) 132-141.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2012). Metas de aprendizagem para o 1.º CEB. (Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio). Lx: M.E.

SOUSA, F. (2010). Diferenciação Curricular e deliberação docente. Porto: Porto Ed.

VILAS-BOAS, F.; ALVES, M.; FREITAS, M. (2004). A planificação no quadro das atuais concepções de educação e de currículo. In Braga, F., Planificação – Novos Papéis, Novos Modelos. Dos Projectos de Planificação à Planificação em Projecto. Porto: Asa.