Prática Educativa II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

No contexto do Seminário incluem-se:
– explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;
– trabalho individual e em grupo de pesquisa bibliográfica;
– construção de instrumentos de observação/avaliação, de planos de atividades e de materiais pedagógicos;
– discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio.
Na supervisão será feito uso de estratégias reflexivas como perguntas pedagógicas, observação e reflexão, análise de casos, narrativas e reflexões em grupo.

Avaliação Contínua
Prática Pedagógica (Seminário, Estágio, Dossier Reflexivo de Estágio ) – 60.0%, com as seguintes
ponderações: S [1/5], E [3/5] e DRE [1/5])
Relatório Final (Prova Pública) – 40.0%

Resultados de Aprendizagem

Esta UC, sendo parte integrante da componente de Prática de Ensino Supervisionada, engloba a realização de um estágio em creche, orientando-se predominantemente para o desenvolvimento de competências profissionais para a intervenção nesse contexto.
Assim no final da UC o/a estudante:
-Conhece os principais referenciais pedagógicos e curriculares para a creche, deles retirando orientações para a ação concreta nesse contexto;
-Intencionaliza a sua ação em creche, agindo como construtor curricular;
-Domina e mobiliza saberes específicos ao nível do planeamento e da avaliação do ambiente educativo e da ação, tendo em conta os direitos de participação das crianças pequenas e das suas famílias;
-Levanta pistas consistentes de intervenção e investigação educativas em creche, e formula hipóteses de trabalho e projetos de intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos;
-Define estratégias específicas para cada uma das crianças tendo em vista uma intervenção educativa diferenciada.

Programa

1. Contextualização do atendimento à 1ª infância:
a. Análise dos normativos legais enquadradores;
b. Identificação e análise das principais linhas de orientação curricular e pedagógica para a creche – perspetivas nacionais e internacionais;
2. A Construção Curricular e a intencionalização educativa em Creche:
a. Pedagogia(s) participativas em creche;
b. Os currículos como “gramáticas” e a construção curricular contextualizada – análise de alguns casos nacionais;
c. Intencionalização educativa das práticas – processos de planeamento, avaliação e comunicação;
d. A planificação e a elaboração de projetos em Creche.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Prática Pedagógica - 60.0%
  • - Relatório Final - 40.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Burnett, N. (dir) (2007). Bases Sólidas: Educação e cuidados na primeira infância (Relatório conciso). Paris: UNESCO.
Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. B. (2013). Educação em creche: Participação e diversidade Porto : Porto Editora.
Oliveira-Formosinho, J.; Araújo, S. B. (2013). Educação em creche: Participação e diversidade Porto: Porto Editora.