Prática Instrumental 1

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão predominantemente práticas com particular ênfase nas técnicas instrumentais base e interpretação de reportório diverso. A avaliação será contínua, incidindo sobre as competências técnicas e a capacidade de interpretação.
Os alunos podem optar por avaliação contínua/periódica ou por avaliação por exame da época normal desde que, em qualquer dos casos, frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Os alunos com classificação na avaliação contínua/periódica, ou no exame da época normal, inferior a 10 valores, podem inscrever-se em exame na época de recurso, desde que tenham frequentado, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Os alunos com classificação na avaliação contínua/periódica ou no exame da época normal igual ou superior a 10 valores podem inscrever-se em exame de recurso, para melhoria de classificação, desde que tenham frequentado, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Critérios de avaliação: Leitura – 30%; Técnica instrumental – 40%; Interpretação – 30%.

Resultados de Aprendizagem

Tendo a Prática Musical, ao nível instrumental, uma importância vital na formação de Músicos/Animadores Musicais, são principais objetivos:
– Desenvolver o desempenho técnico e artístico, explorando todas as potencialidades dos instrumentos, no sentido de permitir uma maior facilidade ao nível da comunicação entre intérprete e ouvinte.
– Explorar os instrumentos individuais na perspetiva da música de conjunto.
– Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertório diverso.
– Abordar as técnicas que permitam interpretar o repertório selecionado de forma estilisticamente correta.

Programa

– Afinação individual e em conjunto
– Estudo de obras selecionadas do repertório vocal/instrumental.
– Critérios performativos para uma execução estilisticamente correta: articulação, dinâmica, vibrato, contextualização performativa histórica, estilística e estética.
– Trabalho de música de conjunto, com formações criadas consoante a base instrumental que a turma possua como primeiro instrumento.
– Abordagem, tanto ao nível vocal como Instrumental, de períodos e estilos musicais eruditos, passando pela música tradicional e popular.
– Organização de atividades complementares no sentido de apresentar, publicamente, o trabalho desenvolvido.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Interpretação - 30.0%
  • - Técnica instrumental - 40.0%
  • - Leitura - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bochmann, Christopher (2003). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Bruser, M. (1997). The art of practising, New York, Three rivers press.
Chailley, Jacques (1991). Compendio de Musicologia. Madrid: Alianza Música.
Grout, Donald J.; Palisca, Claude V. (1992). Historia de la Música Occidental (I-II). Madrid: Alianza Música.
Tranchefort, François-René (1998). Guia da Música Sinfónica. Lisboa: Gradiva.
Nota: A bibliografia referente à seleção repertorial, porque condicionada pela amostra de naipes, será disponibilizada no decorrer de cada semestre.