Prática Musical

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão práticas centradas nas técnicas vocais/instrumentais base e interpretação de reportório diverso.
Os alunos podem optar por avaliação contínua/periódica ou por avaliação por exame da época normal desde que, em qualquer dos casos, frequentem, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Os alunos com classificação na avaliação contínua/periódica, ou no exame da época normal, inferior a 10 valores, podem inscrever-se em exame na época de recurso, desde que tenham frequentado, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Os alunos com classificação na avaliação contínua/periódica ou no exame da época normal igual ou superior a 10 valores podem inscrever-se em exame de recurso, para melhoria de classificação, desde que tenham frequentado, pelo menos, 75% das aulas lecionadas. Critérios de avaliação: Leitura – 30%; Técnica vocal/instrumental – 40%; Interpretação – 30%.
No caso de avaliação por exame, com 2 peças, o candidato deverá assegurar a presença de, no mínimo, 1 elemento por naipe.

 

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver o sentido rítmico e acuidade auditiva;
– Promover a prática musical de conjunto;
– Criar condições que permitam o domínio mental da leitura musical;
– Cultivar e desenvolver a audição interior e a audição seletiva;
– Contribuir para a aquisição de técnicas vocais/instrumentais e de interpretação;
– Conhecer diferentes repertórios

Programa

– Técnicas de execução vocal/instrumental numa perspetiva da música de conjunto;
– Leitura e execução de repertório diverso;
– A interpretação estilística na música

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Interpretação - 30.0%
  • - Leitura - 30.0%
  • - Técnica Vocal/instrumental - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bochmann, Christopher (2003). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa.
Bruser, M. (1997). The art of practising. New York: Three rivers press.
Heizmann, Klaus (2003). Vocal Warm-ups. Mainz: Schott.
Kemp, Michael (2014). Innovative Warm-ups for the volunteer choir. Chicago: GIA Publications.
Robinson, Russell; Althouse, Jay (1995). The Complete Choral Warm-up Book. Los Angeles: Alfred Publishing.
Nota: A bibliografia referente à seleção repertorial, porque condicionada pela amostra de naipes, será disponibilizada no decorrer de cada semestre.