Prática Vocal I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias utilizadas são, na sua maior parte, quase exclusivamente ativas, com algumas exceções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidas metodologias que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e heterocrítica. Serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais para desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projeção vocal.
Atendendo às características predominantemente práticas da disciplina, os objetivos e as aquisições só serão avaliáveis através do desempenho prático das atividades propostas. A presença nas aulas é obrigatória sendo necessário no mínimo 75% de presenças (art. 2 nº3 Reg. académico).

Avaliação contínua e periódica:
Técnica Vocal 4 valores em 20
Dicção 4 valores em 20
Técnica vocal dobragens 5 valores em 20
Interpretação vocal dobragens 5 valores em 20
Avaliação contínua 2 valores em 20
Exame: O aluno terá que obter 10 valores em 20 no Exame de Época Normal.

Resultados de Aprendizagem

A voz é um dos principais veículos de comunicação entre seres humanos. Para um profissional da Educação ou do Teatro, a relevância deste elemento é ainda maior. A utilização que quer os profissionais da Educação quer os do Teatro fazem da sua voz nem sempre é a mais correta, propiciando o aparecimento de problemas patológicos, muitas vezes evitáveis através de uma utilização saudável e correta dos aparelhos respiratório e fonador. Um conhecimento mais aprofundado da fisiologia vocal permitirá a compreensão de todo o processo e ajudará a uma correta fonação. Por outro lado, a compreensão do que se diz é primordial num tipo de profissão em que a mensagem tem que chegar ao público de forma clara e inequívoca, além de flexível e cativante. Assim, o trabalho da articulação torna-se imprescindível para que qualquer ator ou professor possa exercer com qualidade a sua profissão.

Programa

1.O aparelho fonador e seu funcionamento
2. Prática vocal
2.1.Relaxamento: ombros, nuca, músculos faciais, maxilar inferior, língua,…
2.2. Respiração: abdominal, a dois tempos, abdominal/toráxica
2.3. Ressonâncias: a rentabilização das cavidades toráxica e nasais
2.4. Produção Sonora: colocação e projeção:
2.4.1. Técnicas a desenvolver
2.4.2. O aquecimento vocal
2.4.3. Construção de registo
2.4.4. O desenvolvimento da extensão vocal
2.4.5. O texto falado / cantado
2.5. Dicção: rudimentos de fonética e sua aplicação prática; exercícios práticos de articulação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Dobragens - Interpretação / Técnica Vocal - 50.0%
  • - Técnica Vocal - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Dicção - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aleixo, F. (2010). Reflexões sobre Aspectos Pedagógicos Relacionados ao Trabalho Vocal do ator. Revista Moringa:Teatro e Dança, v. 1, n. 1, jan.-jun: 103-116 Behlau, M. (2004) Voz: O Livro de Especialista. 2 volumes. Rio de Janeiro: Ed. Revinter. Castarède, Marie-France. (1998) A Voz e os seus sortilégios. Lisboa: Editorial Caminho. Malmberg, Bertil. A Fonética: no mundo dos sons e da linguagem. Lisboa: Ed. Livros do Brasil Marchesan, I.Q. (2005).Fundamentos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A. Martins, M.ª R.D. (1992) Ouvir Falar: Introdução à Fonética do Português. (2.ª ed.) Lisboa: Editorial Caminho. McCallion, M. (1988). The Voice Book. London: Faber and Faber Limited. Monteiro, G. (2003). O Professor: o corpo e a voz. Porto: Edições ASA. Quinteiro, E.A.(1989) Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus. Sadolin, C. (2012). Complete Vocal Technique. e-book in www.completevocalinstitute.com