Prática Vocal III

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os métodos utilizados são, na sua maior parte, exclusivamente ativos, com algumas exceções para aulas mais expositivas quando os conteúdos mais teóricos assim o exigem. Serão promovidas metodologias que permitam o desenvolvimento do espírito de auto e heterocrítica. Serão desenvolvidos exercícios coletivos e individuais para desenvolvimento de técnicas de relaxamento, respiração, colocação e projeção vocal. Serão trabalhados textos dramáticos e o canto a solo. Atendendo às características predominantemente práticas da disciplina, os objetivos e as aquisições só serão avaliáveis através do desempenho prático das atividades propostas, pelo que a presença nas aulas é obrigatória com 75% de presenças (art.2 ponto 3 Regulamento Académico)
Avaliação contínua e periódica:
Técnica vocal (colocação e timbre) – 15% Dicção/articulação – 15% Interpretação (voz falada) – 35% Interpretação (voz cantada) – 35%
Exame: O alunos terá que obter 10 valores em 20 no Exame de época de normal.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver a autonomia na utilização das formas corretas de preparação vocal
2. Desenvolver boas práticas de utilização do aparelho fonador e das técnicas articulatórias no trabalho de ator em situações com exigências diferenciadas
3. Desenvolver e aperfeiçoar uma boa atitude interpretativa e criativa na utilização da voz
4. Desenvolver a expressividade vocal
5. Promover a autonomia no trabalho vocal falado e cantado
6. Promover atitudes de auto e heterocrítica construtiva

Programa

1. Técnicas fonatórias – desenvolvimento
2. Produção Sonora – construção de registo – o desenvolvimento da extensão vocal
3. O texto falado – desenvolvimento das técnicas vocais para a voz falada
3.1. A interpretação em teatro radiofónico
4. O canto – desenvolvimento de técnicas vocais para a voz cantada:
4.1. O timbre vocal no canto
4.2. A afinação
4.3. A interpretação musico-teatral

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Técnica Vocal - 15.0%
  • - Interpretação Vocal (Cantada - 35%) (Falada - 35%) - 70.0%
  • - Dicção - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aleixo, F. (2010). Reflexões sobre Aspectos Pedagógicos Relacionados ao Trabalho Vocal do ator. Revista Moringa:Teatro e Dança, v. 1, n. 1, jan.-jun: 103-116
Behlau, M. (2004) Voz: O Livro de Especialista. 2 volumes. Rio de Janeiro: Ed. Revinter.
Castarède, Marie-France. (1998) A Voz e os seus sortilégios. Lisboa: Editorial Caminho.
Malmberg, Bertil. A Fonética: no mundo dos sons e da linguagem. Lisboa: Ed. Livros do Brasil
Marchesan, I.Q. (2005).Fundamentos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A.
Martins, M.ª R.D. (1992) Ouvir Falar: Introdução à Fonética do Português. (2.ª ed.) Lisboa: Editorial Caminho.
McCallion, M. (1988). The Voice Book. London: Faber and Faber Limited.
Monteiro, G. (2003). O Professor: o corpo e a voz. Porto: Edições ASA.
Quinteiro, E.A.(1989) Estética da Voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus.
Sadolin, C. (2012). Complete Vocal Technique. e-book in www.completevocalinstitute.com