Práticas de Produção e Convergência

N/A

A metodologia de ensino adotada prevê a exposição teórica de conceitos e modelos, partindo da consulta e revisão bibliográfica, a participação em exercícios de produção jornalística, e a produção de um projeto final. A avaliação contínua da disciplina resulta da execução e entrega dos exercícios individuais propostos (50%) e da classificação do projeto final (50%).

– Reconhecer diferentes interpretações do conceito de Convergência, aplicadas ao estudo dos media.
– Identificar diferenças nas propriedades do produto jornalístico publicado em plataformas tradicionais e emergentes.
– Reconhecer novas ferramentas de produção jornalística na Internet.
– Criar e adequar produtos jornalísticos para distribuição em diferentes plataformas:
– Escrever para publicação na Internet.
– Rever texto escrito quanto à forma (ortografia, gramática, dimensão e estilo) e conteúdo (rigor, precisão, e plenitude).
– Fotografar ou filmar, respeitando normas de ética, mecânica e estética.
– Criar informação gráfica de suporte.

A multi-dimensionalidade do conceito de Convergência aplicado ao estudo dos media:
– Convergência tecnológica
– Jornalismo multimédia
– Propriedade e estratégia corporativas
– Colaboração entre organizações
As propriedades do produto jornalístico na Internet: localizável, claro e hipertextual.
Novos suportes ao exercício do jornalismo: fóruns, blogs e redes sociais.
A criação e adaptação de produtos jornalísticos para a Internet:
– Princípios de forma e conteúdo na redação e edição de texto
– Princípios de ética, mecânica e estética na produção e edição de fotografia e vídeo
– A produção de informação gráfica de suporte ao conteúdo
– Adaptação de uma notícia impressa para publicação na Internet
Projeto de criação de conteúdo para publicação online.

Avaliação contínua
  • - Exercícios de Produção Jornalística - 50.0%
  • - Projecto - 50.0%

DUHAM, R. S. (2019). Multimedia Reporting : How Digital Tools Can Improve Journalism Storytelling. Singapore: Springer Verlag.
FEHRLE, J & SCHÄFKE-ZELL, W. (2019). Adaptation in the Age of Media Convergence. Amsterdam: Amsterdam University Press.
GRANT, A.E. & WILKINSON, J.S. (2022). Convergence. In The International Encyclopedia of Journalism Studies (eds T.P. Vos, F. Hanusch, D. Dimitrakopoulou, M. Geertsema-Sligh and A. Sehl).
JENKINS, H. (2006). Convergence culture: where old and new media collide. New York: New York University Press.
QUANDT, T., & SINGER, J. B. (2009). Convergence and Cross-Platform Content Production. In K. Wahl-Jorgensen & T. Hanitzsch (Eds.), The Handbook of Journalism Studies (pp. 130–144). New York: Routledge.
SIAPERA, E. & VEGLIS, A. (eds.) (2012). The Handbook of Global Online Journalism; Wiley-Blackwell.