Princípios de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a)  Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b)  Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c)  Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular, espera-se que o aluno seja capaz de:

a)   Explicar o conceito e o processo de marketing;

b)   Discutir a importância da gestão do relacionamento com cliente;

c)   Relacionar o planeamento estratégico com o planeamento de marketing;

d)   Distinguir e usar metodologias de análise do mercado e de deteção de oportunidades;

e)   Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing: segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento;

f)   Distinguir e combinar as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;

g)   Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing entre alternativas e avaliar o seu impacto na performance organizacional.

Programa

Parte I. Marketing: conceito e processo

1. Marketing e orientação para o cliente

2. Estratégias e programas de marketing

 

Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing

3. Ambiente de marketing

4. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional

5. Concorrência

6. Estratégia de marketing

 

Parte III. Marketing-mix

7. Política de produto

8. Política de preço

9. Política de distribuição

10. Política de comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho de grupo - 30.0%
  • - 1.ª prova escrita individual - 35.0%
  • - 2.ª prova escrita individual - 35.0%
Avaliação final
  • - Prova escrita individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª ed.). Dom Quixote.

Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: Concepts and Strategies (8th ed.). Cengage Learning.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing (15.ª ed.). Pearson.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.ª ed.). Pearson.

Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2020). Marketing (20th ed.). Cengage Learning.